Venham conhecer José Paulo Paes...



Durante o curso "Alfabetizando e Letrando" entrei em contato com alguns livros de alguns autores de livros infantis, que já conhecia e outros que passei a conhecer. Entre esses autores, está José Paulo Paes... estive com o seu último livro publicado após sua morte, que desconhecia e a partir de agora trago para todos...



José Paulo Paes


Ler um grande autor é sempre uma experiência singular.
Mas ler um grande poeta é uma experiência de reinventar-se.
Ler José Paulo Paes é reinventar as palavras que já estavam gastas ou sem vida em sua mente e rever coisas que pareciam tão óbvias.


José Paulo Paes nasceu em 1926 em Taquaritinga, interior de São Paulo, mas mudou-se para Curitiba onde passou a conviver com artistas e intelectuais da cidade. Tornou-se não só poeta, mas também ensaísta, crítico literário e tradutor, se destacando no cenário intelectual brasileiro. Lecionou na USP e traduzia oito idiomas. Entre seus livros, destacam-se os de poesia infantil e juvenil (como "Olha o bicho", "Poemas para brincar" e "Uma letra puxa outra"), suas antologias ("Poesia erótica em tradução") e crítica literária ("A aventura literária - ensaios sobre ficção e ficções"). Em 1998, o poeta morreu deixando um livro de poesia infantil pronto ("Vejam como eu sei escrever" publicado em 2001) e um inconcluso ("Socráticas").

"...geralmente, a prosa entra por um ouvido e sai pelo outro.
A poesia, não; entra pelo ouvido e fica no coração."

Segue abaixo os poemas do livro infantil "Vejam como eu sei escrever" , que foi publicado em 2001, três anos após a sua morte, que José Paulo já havia deixado pronto.Nos poemas que compõem esse livro, José Paulo fala do cotidiano da criança em versos livres e simples, incentivando nos pequenos leitores o hábito de ler poesia como forma de prazer e divertimento.

Ele sempre foi um dos meus poetas preferidos, daqueles que a gente nunca se cansa de reler, redescobrir. Sua palavra precisa, seu domínio do verso, seu poder de concisão, habilidades a cada livro mais afiadas e refinadas, sobretudo seu humor e seu olhar irônico, cético, crítico e ético do mundo — olhar cada vez mais pessoal — me conquistaram para sempre...


Espero que conquistem vocês e levem para que nossas crianças passem a conhecer este grande escritor!
Uma beijoca...






2 comentários:

ATELIER CORES E FORMAS disse...

OI AMIGA,QUE LINDA POSTAGEM,LINDAS AS POESIAS DE JOSE PAULO PAES,EU AMO HISTORIAS E POESIAS INFANTIS,ACHO QUE ESQUECI DE CRESCER.RSRSRS.BJUS FÁTIMA

Rosa Goncalves disse...

Olá querida amiga, adorei sua visita e-mail, e suas poesias adorei são lindas, não dar cessado ao meu blog ele estava muito pesado, eliminei muita coisa acho que está mais leve, se não der me avisa sim agradeço, obrigada por tudo, grande abraço jinhosssss Rosa

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! Deixe o seu recadinho...
(não se esqueça de deixar seu endereço de e-mail, para que eu possa responder).

A todos que me visitarem...

Se desejar copiar as sugestões aqui postadas,
fique à vontade, mas por favor mantenha
os créditos das mesmas para que esse
blog continue com seu propósito: o de ajudar.
Caso você coloque as informações em seu
blog, não esqueça de mencionar de onde
copiou, ok? As imagens que, porventura
não estiverem assinadas, foram coletadas
na internet e possuem apenas caráter
ilustrativo, não há intenção de violar
os direitos autorais. Sendo assim, peço
aos autores que se pronunciem para
que sejam dados os devidos créditos.