Memórias Para Vestir...Projeto de Leitura


Olá amigos e amigas 
que acompanham o Ler com Prazer...
Andei um pouco sumida, devido a todo 
trabalho que acumula no fim do ano.
Porém, estou de volta, neste novo ano,
 com algumas novidades.
 Espero que gostem e aproveitem.



No mês de Dezembro tive a oportunidade de visitar a exposição “Livros para Vestir”, no "Ler- Salão Carioca do Livro" onde conheci o trabalho incrível de Analu Prestes, artista plástica que faz criações lindas usando papel como matéria-prima. Páginas de livros infantis, dicionários, romances, poesias e cartas que se transformam em vestidos incríveis. Fiquei fascinada e saí da exposição com a ideia de levá-la para sala de aula (postei até no grupo do face algumas fotos).







Pesquisei e descobri que uma outra artista francesa Elizabeth Lecourt também faz vestidos de papel utilizando livros, jornais, mapas...um trabalho incrível.




Assim como Mike Stilkey que utiliza os livros usados, não só para leitura, ele os transforma em obra de arte.



 A artista britânica Jennifer Colluir também coleta livros antigos, papéis, revistas, mapas, partituras, para criar objetos comuns no nosso dia a dia, mais feitos com papel.







 
Com tanta ideia fervilhando, resolvi montar dois projetos para fazer em sala....




Para introduzir os projetos podemos utilizar o livro : “Vestido para Lembrar e uma História para Contar”, da autora: Lais Fontenelle Pereira, Editora Estação das Letras.


 
O livro trata a roupa como algo que tece nossa memória pessoal criando nosso imaginário e desejos. A história fala de vestidos que circulavam pelas meninas de uma família, eram passados de uma pra outra conforme a mais velha ia crescendo, e ganhando novos enredos e significados que faziam circular as histórias e conquistas dessas meninas. As roupas são apresentadas no texto como algo que guarda lembranças e veste objetivos maiores do que estéticos. Por isso, não devem ser descartadas e sim doadas, reinventadas e ressignificadas. Toda roupa tem uma história  e cada história  é um discurso que se mistura e se reconstrói em diferentes momentos. Esse pequeno livro infantil carrega a grandeza de nossos  armários convidando os leitores mirins a se conscientizar que o mais importante não é estar na moda, mas enxergar em nossas roupas seus significados escondidos para que possamos compartilhá-los. 


Projeto: Memórias para Vestir

A ideia do projeto é criar uma série de pequenos, médios e grandes vestidos de papéis confeccionados a partir de cartas (mensagens, Frases) escritas pelos alunos, livros infantis, poesias, mapas geográficos, desenhos coloridos, enciclopédias ilustradas, decalques, jornais e revistas...Os vestidos serão condutores de lembranças e memórias.Tratando a roupa não como objeto de moda, mas com prestígio de recordação.

                           2º  Projeto: Do  Origami  à Poesia


“Vestido de papel

Viajou o mundo

Conheceu o céu.”

(Joaquim Antonio)







Uma outra ideia a partir dos Livros para Vestir, é fazer a junção do origami e poesia, que  surgiu de uma postagem do blog :        
"ZEN” (Zenorigami.blogspot.com.br), super interessante que achei na net. 
Com folhas de revistas antigas montar em origami algumas peças de roupa como  vestidos, calças e neles escrever poesias criadas pelos alunos ou de autores conhecidos como Manuel de Barros, Cecília Meirelles, Bartolomeu Campos de Queiroz, etc.


Sugestões de Links de Tutoriais  de peças de roupa de Origami:






Espero que tenham gostado.
 Deixem um recadinho por aqui e siga o blog.

Em breve postarei as outras atividades.
  Se tiverem Facebook
passem por lá e curtam a PÁGINA do Ler no Face:

  E temos um GRUPO FECHADO
também do Ler no Face para professores.


Passem por lá e se adicione ao nosso grupo. 


Estou te aguardando.
Muita Luz!
 


6 comentários:

MONICA FONSECA disse...

Vc amiga sempre com sugestões maravilhosas. Também adorei a obra de Analu no Salão Carioca. Show. Obrigada. Bjs Mônica bonytona

Unknown disse...

Gostaria de acompanhar este projeto e, quem sabe, implementar na minha sala de aula também, se você não se importar, é claro. Atenciosamente,.
Marcia

Del Rodrigues disse...

Obrigada Mônica ! Vc sempre parceira e amiga! Bjs

Del Rodrigues disse...

Marcia fique à vontade de fazer e adaptar para sua turma. Se não faz parte do grupo do ler no face, venha....adicione-se em: https://www.facebook.com/groups/lercomprazer/. Lá poderemos trocar ideias. Abraços

9595040 disse...

Suas postagens são deleite para os olhos e a alma! Amei tudo! E desde que vi no face, tô pensando em adaptar para minha turma (6 anos). Sempre grata! Beijos

renata barros disse...

Adorei!!!Tudo lindo e criativo como sempre,querida amiga!!!!

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! Deixe o seu recadinho...
(não se esqueça de deixar seu endereço de e-mail, para que eu possa responder).

A todos que me visitarem...

Se desejar copiar as sugestões aqui postadas,
fique à vontade, mas por favor mantenha
os créditos das mesmas para que esse
blog continue com seu propósito: o de ajudar.
Caso você coloque as informações em seu
blog, não esqueça de mencionar de onde
copiou, ok? As imagens que, porventura
não estiverem assinadas, foram coletadas
na internet e possuem apenas caráter
ilustrativo, não há intenção de violar
os direitos autorais. Sendo assim, peço
aos autores que se pronunciem para
que sejam dados os devidos créditos.