Projeto:Super- Heróis, Não! Nós somos Super- Humanos!




Olá amigos e amigas 

que acompanham o Ler com Prazer...
Trazendo pra vocês o Projeto:
Super-heróis, não! Super-Humanos!
A partir de uma postagem de algumas sugestões
 de uma participante
 do meu grupo no Face (Jaqueline Rodrigues)
 tive a ideia do Projeto.
 Espero que gostem e aproveitem.
Mais rápido que uma bala!
Mais poderoso que uma locomotiva!
Veja! Lá no céu!
É um pássaro?
É um avião?
Não, é o Super Humano!!


Em toda geração surgem Heróis e Super-Heróis. Defensores do bem no mundo real e na fantasia, esses personagens são importantes para o imaginário infantil. Eles foram criados a partir de uma necessidade do homem de imaginar que existe alguém que seja forte o suficiente para acabar com o mal do mundo.

E com certeza, todos nós temos o nosso “super-herói preferido”. Com o aumento de filmes, envolvendo super heróis, exibidos nos cinemas nos últimos anos, esse tema se tornou ainda mais frequente na vida das crianças. Assim, a criança constrói o conhecimento, baseado em seus interesses do dia a dia e a sua aprendizagem torna-se significativa e prazerosa.

O projeto"NÓS SOMOS SUPER-HUMANOS “ foi elaborado para promover uma reflexão sobre a importância do mundo da fantasia para as crianças e de criar momentos de questionamentos e elaboração de hipóteses sobre quem são os Super Heróis e os valores que os mesmos agregam.


Todos nós podemos ser “Super”...quando ajudamos uma pessoa, quando somos valentes e corajosos, cuidamos dos animais, defendemos a natureza, economizamos os recursos naturais, fazemos o bem,  sendo gentis e respeitando os direitos das pessoas ...Essas são algumas das missões  que podem nos tornar  “Super-Humanos”.

 Para além da telinha, dos livros e do imaginário infantil, os Super-heróis têm o poder de ajudar a criança em sua própria compreensão de mundo e construção de valores a partir de exemplos que só existem no faz de conta. Batman, Homem Aranha, Capitão América, As Meninas Super Poderosas, Buzz Lightyear, Mulher Maravilha, Aquaman… Todos eles são capazes de ensinar uma poderosa lição aos pequenos


Vejamos Como Reconhecer Cada Uma :

1- Conhecer as Responsabilidades 

A tia do próprio Homem Aranha já dizia: com grandes poderem vêm grandes responsabilidades. A consciência de que muitas obrigações estão em suas mãos faz com que os super-heróis se esforcem para proteger a família, a cidade e o mundo.

2- Respeito às Diferenças 

O Hulk é verde, o Aquaman vive na água, o Coisa é considerado feio… Muitos tipos de diferenças coexistem no universo heroico, e cada uma delas é responsável por uma característica marcante dos personagens, e são elas que os transformam os tornam bem-sucedidos na missão de salvar o mundo.
3-Ser Altruísta 

A maioria dos heróis não revela a verdadeira identidade para os demais. Isso porque eles estão mais preocupados em ajudar o próximo do que receber algo em troca pelos serviços prestados. É o bom o velho “fazer o bem sem olhar a quem”. 
4- O trabalho em Equipe 

O herói pode até ser forte, poderoso e inteligente, mas sem a ajuda de uma equipe, ele não poderia combater o mal. Nem sempre eles têm parceiros, como o Robin, ou formam um grupo heroico, como os X-men, entretanto, por trás de toda a estratégia de combate, sempre há a influência de outro personagem, seja com apoio na luta ou com um simples conversa que faz com que o protagonista encontre uma solução para o mal.
5-A Importância da Família 

Alguns dos heróis favoritos têm histórias traumáticas em relação aos pais na infância. Outros foram separados da família e alguns, ainda, foram criados justamente devido a solidão do ser humano. Independente de sua origem, todos eles demonstram gratidão e valorizam os momentos em família, seja com os verdadeiros pais e mães, com os adotivos, com seus inventores e até mesmo com seus amigos, que não precisam ser nem feitos de pele e osso, como os brinquedos de Toy Story.
6-O Valor da Mulher

Apesar de muitos personagens ainda estigmatizarem o papel feminino, transformando-as em seres indefesos e amedrontados, outros chegaram para empoderá-las. É o caso das três irmãs em As Meninas Superpoderosas e da Mulher Maravilha, que são capazes dos mesmos feitos dos homens na hora de concluir a missão. Em Os Incríveis, por exemplo, a esposa Mulher-Elástica está em pé de igualdade com o marido, o Sr. Incrível, e seus poderes até se complementam na busca pela justiça, reforçando a igualdade entre os gêneros.

7- Pensar Antes de Executar 

Raciocínio lógico e estratégia são marcas registradas de todo herói. Antes de entrar em combate, eles analisam o cenário, verificam se estão em situação de vantagem e, em caso negativo, se esforçam para estar sempre um passo a frente do inimigo. É como na história do Homem de Ferro, que vai aperfeiçoando a sua armadura a cada novo desafio que precisa combater. 
8-Tudo Bem Falhar
Muitas vezes, as falhas são encaradas até mesmo com muito humor nos desenhos e nos quadrinhos. Tudo isso para mostrar que os erros com certeza vão acontecer, mas não devem ser vistos como sinais de incompetência. Nem mesmo as adversidades são capazes de fazer os heróis desistirem de seus objetivos: é só tentar fazer tudo de um jeito diferente da próxima vez. 
9- Bem-estar Próprio 

No tempo em que não estão combatendo o mal, os super-heróis estão envolvidos numa série de outras atividades. O Superman Clark Kent mantém um emprego como jornalista, Bruce Wayne, o Batman, estudou muito sobre as leis para solucionar os crimes na cidade e a Mulher Invisível sabe tudo de biologia. Nos raros momentos de pausa, os personagens estão fazendo algo que os ajudem a se distrair e a aprofundar os conhecimentos sobre o mundo e seus próprios poderes.


Podemos mostrar as crianças que se pode brincar e ser um super herói, mas tudo no faz de conta, pois somos humanos e se fizermos o bem e ajudarmos ao próximo podemos ser então SUPER-HUMANOS. 



    Algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas:

-Vivenciar momentos de troca de experiências, respeitando as individualidades dos colegas;

-Conhecer um pouco mais sobre os Super-heróis preferidos da turma e seus poderes;

-Criar brincadeiras de faz-de-conta utilizando objetos e brinquedos relacionados aos Super-Heróis.

-Na roda de conversa, saber das crianças, qual super herói preferido;

-Confeccionar através de desenho o seu super-herói .

-Criar uma música dos nossos "Super-Heróis" que será cantada em cada turma.

-Confeccionar um painel com figuras de revistas, do que são pessoas do bem e do mal, bem como "Super-Heróis" do bem e do mal;

-Trazer para escola, brinquedos que caracterizem os Super heróis, como bonequinhos, capas, máscaras e outro, e com estes fazer uma pequena exposição na sala.

-Faça uma enquete com seus alunos e descubra quais são os personagens preferidos dos alunos. Construa cartazes com as informações em tabelas ou gráficos. Ilustre com desenhos ou gravuras recortadas de gibis e revistas.



 -Quais são as principais características dos super-heróis? Faça uma lista com os valores mais importantes para as crianças: coragem, força, inteligência, etc. Explore esse tema com as crianças, enfatizando os aspectos positivos da personalidade que poderão servir de exemplo para os pequenos.

Assistir a vários vídeos (pode pedir ajuda das crianças na escolha) . Valorize a diversidade, para agradar meninos e meninas por exemplo.

                       
                                   Sugestões de Livros:


Sugestões de Atividades:

Deixei em branco para que cada professor
utilize da maneira que precisar, para desenhar
os super-heróis que mais admiram e depois 
escrever sobre uma de suas façanhas...etc.
  























Joguinho de Montagem






JOGO DA TABUADA
DOS SUPER-HERÓIS


Esse jogo é de Matemática.
O professor em cada super bola vai escrever uma conta de acordo com o nível dos alunos. 
 Faça quatro folhas com contas diferentes.
Para poder dar para grupos  ( No Jogo existem quatro Times diferentes: Azul, Vermelho , Amarelo e verde).
Logo abaixo, tem quatro folhas com quatro times dos super-heróis onde o professor deverá escrever os resultados misturados.
Os alunos deverão fazer as contas no caderno e "caçar" os super-heróis na folha com o resultado e colar ao lado da super bola. 

EXEMPLO:




JOGO DA TABUADA
DOS SUPER-HERÓIS











 

Caixinhas do digitalsimples.blogspot.com

JOGO ALFABETO










 JOGO DOS NÚMEROS
COM DADOS
Imagens retiradas do Pinterest.



Sugestões de Leituras para professores:

-7 lições dos Super-Heróis Para as Crianças: https://goo.gl/UOJfr5
-Os Super-Heróis e o Apego na Infância:

-A Influência dos Heróis na Vida das Crianças:

- Pelo Direito à Fantasia:



Espero que tenham gostado.

Deixem um recadinho por aqui e siga o blog.


Em breve postarei as outras atividades.

  Se tiverem Facebook

passem por lá e curtam a PÁGINA do Ler no Face:
E temos um GRUPO FECHADO
também do Ler no Face para professores.


Passem por lá e se adicione ao nosso grupo. 


Estou te aguardando.

4 comentários:

maria rita felix disse...

Amei!
Fiz a proposta para minha coordenadora, pois nosso projeto é sobre diversidades.

MONICA FONSECA disse...

Sensacional como sempre. Vou salvar muitas figuras. Show amiga. Obrigada. Que Deus continue te abençoando.😘

Tia Chelly disse...

Excelente projeto! Adorei!

Simonha disse...

Maravilhoso! Obrigada por compartilhar...

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! Deixe o seu recadinho...
(não se esqueça de deixar seu endereço de e-mail, para que eu possa responder).

A todos que me visitarem...

Se desejar copiar as sugestões aqui postadas,
fique à vontade, mas por favor mantenha
os créditos das mesmas para que esse
blog continue com seu propósito: o de ajudar.
Caso você coloque as informações em seu
blog, não esqueça de mencionar de onde
copiou, ok? As imagens que, porventura
não estiverem assinadas, foram coletadas
na internet e possuem apenas caráter
ilustrativo, não há intenção de violar
os direitos autorais. Sendo assim, peço
aos autores que se pronunciem para
que sejam dados os devidos créditos.