Olá amigos e amigas,
as semanas andam corridas
e o tempo cada vez mais curtinho...
Preparei estas atividades sobre o Folclore
(Fábulas,poema e atividades para pintar).
(Fábulas,poema e atividades para pintar).
Que é muito rico em atividades...
Espero que sejam úteis...
Se quiserem ver mais algumas atividades de textos e
poesias sobre esta data, cliquem aqui:
Agradeço a todos pelos comentários de carinhosos
deixados por aqui...
Deixe um recadinho, vou adorar ler.
Beijocas
Paz e Luz!
deixados por aqui...
O
Folclore ou, o conjunto de manifestações culturais de um povo, é
constituído pelos costumes e tradições, os quais são transmitidos de
geração em geração através de lendas, contos, provérbios, canções,
danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos,
idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras
atividades culturais que nascem e se desenvolvem com o povo. O
folclore do Brasil é um dos mais ricos do mundo, tendo origens no índio,
no português e no africano absorveu ainda as influências dos
imigrantes italianos e alemães. Toda esta diversidade espalhou-se pelo
amplo território, sendo vivenciado nas peculiaridades regionais dos
estados.
As
lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente
através dos tempos; sofrem alterações à medida que são recontadas;
misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da
imaginação. Elas procuram dar explicação para coisas que não tem
explicação científica comprovada como acontecimentos misteriosos ou
sobrenaturais.
Os
mitos, por sua vez, são narrativas que possuem um forte componente
simbólico; procuram explicar a realidade, os acontecimentos da vida,
os fenômenos naturais, como resultado da intervenção
de deuses,semi-deuses, heróis e personagens sobrenaturais; os quais
acabam, no transcorrer da história e do tempo, misturando-se aos fatos
da realidade, dando sentido a vida e ao mundo.
Os trava-línguas são desafios de pronúncia, arrumaçôes de palavras sem acompanhamento de melodia, às vezes rimada, obedecendo a um ritmo que a própria metrificação lhe empresta. Estas frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rapidamente.
O que faz as crianças repeti-los é o desafio de reproduzi-los sem errar. Entra aqui também a questão do ritmo, pois elas começam a perceber que, quanto mais rápido tentam dizer, maior é a chance de não concluir o trava-línguas.
Os trava-línguas são desafios de pronúncia, arrumaçôes de palavras sem acompanhamento de melodia, às vezes rimada, obedecendo a um ritmo que a própria metrificação lhe empresta. Estas frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rapidamente.
O que faz as crianças repeti-los é o desafio de reproduzi-los sem errar. Entra aqui também a questão do ritmo, pois elas começam a perceber que, quanto mais rápido tentam dizer, maior é a chance de não concluir o trava-línguas.
Ex.:
"O tempo perguntou para o tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo
respondeu pro tempo que não tem tempo de dizer pro tempo que o tempo do
tempo é o tempo que o tempo tem".
"O rato roeu a roupa do rei de Roma."
Deixe um recadinho, vou adorar ler.
Beijocas
Paz e Luz!
8 comentários:
Del, saudades...
Não tenho tido tempo para visitar os amigos como gostaria. É sempre um prazer estar aqui. Adoraria participar de suas aulas (devem ser riquíssimas, pelo material que nos mostra aqui...). Desfiz um pouco da saudade e deixo meu abraço carinhoso e votos de uma ótima semana. Na Paz e com Deus, sempre!
Gilson.
Oi minha linda!!!Ótimas sugestões....aforei!!!
Obrigada peça visita!!! Estou um pouco ausente por recomendações médica. Estou com a síndrome do impacto grau II. Estou fazendo fisioterapia por causa das fores e do movimento do braço.
Mas estou levando numa boa. E sempre que posso dou uma passadinha para ver as novidades.
Fique com Deus e tenha uma abençoada semana.
Beijos carinhosos!!!
Oi amiga!Parabéns pela postagem.Está muito rica.
Informo vc tbém que sua inscrição em nosso sorteio de um ano de blog está feita em outra postagem sobre o sorteio em 7 de agosto.Deixei lá e vou colocá-la na relação para o sorteio conforme a data.Vc está 100% de participação e desjo boa sorte.
Bjos e boa semana!Fique com Deus!
OI AMIGA,PASSEI PARA UMA OLHADELA E DESEJAR UM A SEMANA ABENÇOADA.BJUS FÁTIMA
Olá Multiplicadora Del, estamos muito felizes por você fazer parte deste projeto. Como prometido, seu blog já foi divulgado. Fizemos de coração, esperamos que goste!
Aqui está o link da publicação:
http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/08/multiplicador-ler-com-prazer.html
Faça uma visitinha especial ao blog Educadores Multiplicadores, abra as páginas e veja como ficou sua divulgação.
Multiplicadora, (se quiser) escreva um pequeno post mostrando sua chegada ao Educadores Multiplicadores.
E já sabe, seu blog poderá ficar em evidência todos os meses, conforme as regras da parceria.
http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html
Faça uma visitinha e torne-se seguidora do Blog Marquecomx (é parte da parceria):
http://www.marquecomx.com.br/
Parabéns pelos excelentes textos, fique na Paz de Cristo Jesus, abraço e até breve!
Amiga Del!
Bonito post, essas historinhas todas é que povoam as cabecinhas de nossas crianças.Legal, gostei!Um ótimo fds para vc e os seus.Fique com Deus!Um bjo amigo, Rubi.
Oi, amiga!
Seu blog está muito bonito e competente!
Adorei!
Vou segui-lo!
Parabéns pelo trabalho!
Beijos,
Oi Del! Como sempre você continua trabalhando muito, ensinando e fazendo felizes nossas crianças. Continue sempre assim com essa garra.
Este ano parei de dar aulas, mas ainda mão consegui parar de pensar em escola.
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita! Deixe o seu recadinho...
(não se esqueça de deixar seu endereço de e-mail, para que eu possa responder).