Meio Ambiente,Sustentabilidade e a Rio +20...

Olá amigas (os)
que por aqui passam...
Este mês de Junho, a palavra
Sustentabilidade está em destaque
devido a comemoração pelo Dia da Ecologia,
Dia do Meio Ambiente (05/06) 
e a Rio+ 20 .
Estou postando alguns trabalhos sobre esses 
temas, poesias,atividades de pintura e textos. 
Porém, antes vamos discutir o tema um pouquinho?

Sustentabilidade em evidência
Nos últimos anos, a Sustentabilidade tem sido muito discutida e, com isso, mostrado-se cada vez mais presente no cotidiano de todos. No entanto, neste mês, o assunto ficará em maior evidência em razão da realização de diversos eventos ligados ao assunto:a Comemoração pelo Dia da Ecologia e do Meio Ambiente comemorados no dia 05 de Junho e a Rio + 20 (nos dias 20,21,22 de Junho). Esta última, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, ao ser realizada no Rio de Janeiro (RJ), deve ser o grande destaque deste mês.

Pontos Principais 
 Promovida com o intuito de  de permitir um debate sobre os diferentes aspectos realacionados à sustentabilidade e contando com a participação de diversos países, a Rio +20 pode parecer distante da sociedade.Afinal, além de ser realizada entre representantes governamentais, apresenta temáticas complexas e, até mesmo, burocráticas.

 Para comprendê-la e conseguir fazer parte dessa grande discussão, o primeiro passo é ter mente o conceito de desenvolvimento sustentável. O Conceito de Sustentabilidade é complexo e ela  pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. Muitos acreditam, que se trata basicamente de reduzir os impactos ambientais.Mas, na verdade, ele busca o equilíbrio entre três pilares principais: Meio ambiente, economia e bem-estar social.
Na Rio + 20...

Esses pontos estão claramente presentes  nos dois principais temas da conferência:economia verde, buscando o crescimento em conjunto com a erradicação da pobreza, e estrutura institucional (composta por ferramentas para a ação efetiva dos governos) para o desenvolvimento sustentável.
  
O foco é a criação de um novo modelo de desenvolvimento socioeconômico para a humanidade, cujo objetivo é preservar o meio ambiente com o uso cada vez mais eco-eficiente dos recursos naturais.Quanto aos instrumentos  de governança para a implantação mundial de um modelo de desenvolvimento sustentável, a proposta é debater um marco institucional com mecanismos jurídicos e regulatórios internacionais.


Com isso pode-se observar que o evento não se restringe aos temas ambientais .
Então, além de reduzir a emissão de gás carbônico (CO2)e o consumo exarcebado dos recursos naturais, pretende-se estabelecer metas para diminuir as desigualdades sociais e o número de pessoas em estado de pobreza.

A Rio + 20 terá como temas principais a economia verde e as ferramentas para alcançar p desenvolvimento sustentável. No entanto, não se restringirá a eles, abordando muitos outros pontos:
-Segurança alimentar nutricional - Promoção de mecanismos de gestão na produção,estocagem e distribuição de alimentos para combate a fome em todo mundo.Para isso, deverão ser elaboradas políticas alimentares  que garantam alimentação saudávele adequada às necessidades nutricionais locais.
- Acesso à água- A contaminação dos aquíferos ( "Um aquífero é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea.São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos. Podem ser utilizadas pelo homem como fonte de água para consumo.") e o derretimento das geleiras têm provocado o aumento do déficit híbrido em diversos países. A consequente redução do acesso à àgua  tratada, além do aumento da população urbana e a privatização  do uso de recursos aquíferos,podem levar a conflitos por água. Daí a necessidade do se discutir esse aspecto.
- Gestão dos oceanos - Criação de políticas de gestão dos recursos oceânicos, como pesca  e energia (por exemplo, a extração do petróleo), a partir de uma ótica de preservação da biodiversidade, da qualidade das águas, dos litorais e dos ciclos ocêanicos essenciais para o funcionamento climático global.
- Expansão do uso de energia renovável - Desenvolvimento de novos sistemas de obtenção de energia renovável, visando substituir gradativamente o uso das não renováveis e poluentes.Atualmente,estão em expansão a enregia  geotérmica, eólica, solar e das marés. No Brasil, especificamente, destacam-se também os biocombustíveis.
- Criação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)- Com base nos "8 objetivos do Milênio" criados pela Organização das Nações Unidas, o intuito é criar instrumentos de políticas públicas e privadas focadas na promoção de modelos de desenvolvimento sustentáveis. Pretende-se definir ações para enfrentar os principais problemas ambientais modernos,por exemplo,o aquecimento global.

                                            Participação da Sociedade 

  No site da Rio +20, há um cronograma de atividades destinadas a diferentes grupos da sociedade civil, como indústrias, produtores rurais, indígenas, mulheres, comunidade científica, etc. Além disso, também existe um documento aberto à consulta pública chamado" Draft Zero" (Projeto zero), onde comentários sobre a agenda da conferência podem ser feitos.

 No dia-a-dia, todos podem contribuir para o avanço das questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável.Por exemplo, na redução do consumo de água e energia e na separação do lixo reciclável . Deve-se lembrar também que o poder de escolha do consumidor é grande fator de transformação.Ao escolher produtos de fabricantes que têm boas práticas socioambientais, pode-se induzir o aumento da consciência das empresas.

A Rio + 20, como todas as iniciativas que se dispõem a discutir os graves problemas socioambientais, necessita da atuação e reflexão de todos. Fazemos parte de uma grande teia e mesmo que em escala local, a soma das ações de cada um de nós terá repercussões em outras regiões e também no futuro de todos. Por isso,é fundamental revermos nosso estilo de vida buscando cotidianos mais simples, sem se apegar à prática do consumo voraz e descontrolado.É uma questão de mudança cultural que terá consequências sobre nossas relações sociais e econômicas.
 Se vocês quiserem ler mais um pouquinho,  leiam o artigo:
 "Meio Ambiente uma questão de Educação", 
que eu escrevi para o site : 
É só clicar em artigos e ler.

Vamos as atividades:












 Vamos parar e refletir !
Ajudem a cuidar do nosso planeta!
Beijocas
 “Embora ninguém possa voltar atrás
 e fazer um novo começo,
 qualquer um pode começar agora 
e fazer um novo fim.”
(Chico Chavier)


          

6 comentários:

ESCOLA MUNICIPAL BRÍCIO FILHO disse...

IDEIAS COMO SEMPRE MARAVILHOSAS NOSSAS PROFESSORAS IRÃO ADORAR. OBRIGADA E PARABÉNS!!!

MONICA FONSECA disse...

AMIGA VC É DEMAIS MESMO! LINDAS IDEIAS! OBRIGADA PELA AJUDA.PARABÉNS!!! LINDA POSTAGEM! MIL BJS COM MUITA PAZ E LUZ.

Erika Marques disse...

Gostei, Del!!! : ) Vou aproveitar alguns trabalhos!!!
Beijos!

BRUNARECA disse...

Adorei as idéias e os textos. São coisas pra se pensar todos os dias, o ano inteiro.

Didy disse...

Muito legal, Del! Ótimas ideias! Beijoca!

Yuri Kubo disse...

Ola,amiga!Tudo bem?
Eh,todos nos devemos preservar o meio ambiente.Aqui no Jp,as criancas aprendem desde que entram na creche.E muito legal sobre esse ponto,dai,crescem ja com aquele ensinamento e quando adultos,ja nao acham essas coisas chatices.
Os meus filhos,sao bem detalhistas nesse assunto.
Mudando de assunto:O seu pedido de receita,ja enviei pelo e-mail,ok.Passe la e de uma confirmada.Caso tenha alguma duvida,de um gritinho dai do Rio pro outro lado do mundo,rsrs....bjs,se cuide e traga sempre novidades.Ate+...

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! Deixe o seu recadinho...
(não se esqueça de deixar seu endereço de e-mail, para que eu possa responder).

A todos que me visitarem...

Se desejar copiar as sugestões aqui postadas,
fique à vontade, mas por favor mantenha
os créditos das mesmas para que esse
blog continue com seu propósito: o de ajudar.
Caso você coloque as informações em seu
blog, não esqueça de mencionar de onde
copiou, ok? As imagens que, porventura
não estiverem assinadas, foram coletadas
na internet e possuem apenas caráter
ilustrativo, não há intenção de violar
os direitos autorais. Sendo assim, peço
aos autores que se pronunciem para
que sejam dados os devidos créditos.