Alfabetizando e Letrando com a obra de Ana Maria Machado

 Olá amigos(as),
que por aqui passam
para ver as novidades...
Hoje vou postar um trabalho de alfabetização
que venho desenvolvendo 
na minha turminha 1201.
Que dei o nome de:
"Alfabetizando e Letrando
com a Obra de Ana Maria Machado".


Este ano peguei a Turma 1201 que se encontrava no início do processo de Alfabetização, não sabendo ainda ler e escrever. Resolvi a partir da sugestão da Coordenadora Ellen Lira , trabalhar com a coleção de livros infantis da Ana Maria Machado, intitulada "Mico Maneco".Esta coleção é composta de 20 livrinhos divididos em cinco partes:
 Os livros desta coleção tematizam o ato de ler, de maneira poética e cativante, dá a literatura um caráter lúdico (a idéia que a leitura é capaz de transportar as pessoas, ler é viajar...ler é prazer) iniciando a criança no mundo da literatura.
São escritos com frases curtas e dão ênfase nas famílias silábicas, e  na concepção de ensino/aprendizagem da aquisição da língua de forma gradativa. O alfabetizando terá interesse e prazer de aprender a ler, com textos bem humorados, com crianças e bichos, com jogo de palavras trazendo a ele o mundo da criança e alfabetizando com textos significativos.

 A partir dessa coleção, desenvolvi o projeto "Alfabetizando e Letrando com a  obra de Ana Maria Machado".Com o apoio da Coordenadora,que me ajudou na elaboração de algumas atividades, comecei o primeiro livro:"Cabe na Mala".
Contei a história para os alunos encenando e a partir dela retirei as palavras chaves, montando um cartaz (com meus próprios desenhos, de modo a não inibir as crianças quando precisassem desenhar) e deixei exposto na frente da sala, como apoio.

Todos os dias lemos a historinha e as palavras, seguindo uma sequência de exercícios como auto-ditado, desenho das palavras, recorte e colagem das palavras ao desenho,etc. Esses exercícios são trabalhados em sala e enviados também para casa.Brincávamos com joginhos  formando a princípio, as palavrinhas do vocabulário e depois novas palavras.Passamos a ler e formar frases com as palavrinhas.



  
Esse é o vocabulário do "Cabe na Mala "
e embaixo de cada sílaba da palavra tem 
uma boca desenhada, de modo que o
aluno venha a perceber quantas vezes 
abri a boca para falar aquela palavra.


 



  
 Aqui estão as malas, gravuras,
 as palavras e os pedacinhos (sílabas) das palavras cortadas,
além do livrinho (que foi xerocado, reduzido e grampeado),
de modo a que cada aluno tenha o seu.

As malas... que foram confeccionadas colando
um EVA por cima de um envelope de papel pardo.
Este joguinho da memória com as palavrinhas 
do "Cabe na Mala" foi feito pela estagiária
 Ludmila para ajudar as crianças.
 Minhas alunas realizando as atividades....
 Todos empolgados com o trabalho...
 Aqui estão competindo para ver o grupo que consegue
formar mais palavrinhas sem errar....

 Todos os grupos conseguiram realizar a atividade.
Aproveitei que na sala disponho dos equipamentos instalados para Educopédia (projetor e laptop) e escaneie  os exercícios,realizando  competições como os alunos  de leitura (utilizando os microfones e caixas acústicas) e escrita das palavras e frases.

 Vamos ver algumas passagens deste trabalho abaixo:

 Fizemos exercícios sobre o livro Tatu Bobo no quadro..
Fizemos exercícos sobre o livrinho Mico Maneco no quadro...
 Exercícios do livro Mico Maneco 
em forma de jogos feitos no quadro...






 No final, tudo feito e certo...
Eles adoraram essa competição!
E assim, o projeto foi se desenvolvendo e outros livrinhos  da coleção foram sendo trabalhados:Tatu Bobo, Mico Maneco e o Menino Poti. Seguindo o mesmo contexto do primeiro.


 Cartaz do Vocabulário do Mico Maneco
 Cartaz do Vocabulário do Tatu Bobo
Cartaz do Vocabulário do Menino Poti
Livrinhos que cada aluno recebeu...
Livro :Tatu Bobo

Vocabulário do livro :Tatu Bobo...

 Livro: Mico Maneco


Vocabulário do livro: Mico Maneco
 Aqui já começando a introduzir
 o uso da letra cursiva.

E para minha alegria, a turminha já se encontra lendo as palavras e frases dos livrinhos.
No momento completei a primeira parte da coleção, trabalhandos os 4 livros. E estou caminhando para a segunda coleção .
Os livrinhos estão conquistando as crianças. E até a nossa apresentação do Dia das Mães, que foi desenvolvida pela Coordenadora Ellen, foi baseada no livro (Cabe na Mala):"O que cabe no coração da Mamãe?"
Cada aluno disse o que cabia no coração da mamãe e eu escrevi  cada palavrinha numa plaquinha que foi lida por cada aluno e depositada no dia da apresentação dentro da mala .
A mala enfeitada pela coordenadora Ellen...
 As palavras que cabem no coração da mãe...
 Os alunos na apresentação...
  O que me deixou mais feliz, foi que este projeto acabou conquistando também uma outra turma, em uma escola da 3ªCRE.
A partir da criação do Portal do Rioeduca (www.rioeduca.net) e  o incentivo por parte do mesmo, para a criação dos Blogs nas Escolas Municipais do Rio de Janeiro, as fronteiras se abriram e nossas escolas, puderam trocar informações e trabalhos umas com as outras...Independente da CRE, ou bairro onde se encontravam.
   Através do blog, mantenho contato e troca com algumas professoras de outras escolas, da minha CRE(4ª) e de outras CRES.Entre elas, a Escola Municipal Bricio Filho (3ª CRE), cuja professora Monica Fonseca (sala de Leitura) é a moderadora do blog.Comentei sobre o projeto que eu estava desenvolvendo, e a professora Mônica, se mostrou muito interessada,pois em sua escola havia turmas com dificuldades na Alfabetização.
Combinamos o encontro no dia do Curso de Blogs oferecido pelo Rioeduca na 4ª CRE, onde conheci a profª Monica pessoalmente e entreguei  uma cópia do material que havia confeccionado .
Emprestamos os livros da coleção que estavam faltando em nossas escolas e idéias sobre o projeto.

Essas fotos abaixo são do material confeccionado
pela profª Monica, para os alunos da turminha
do Projeto , que na sua escola levou o nome
 de :" Ensinando e Brincando com a obra 
 de Ana Maria Machado"
 As figuras, palavras chaves, sílabas e o livrinho
que enviei.
 As malas confeccionadas com caixas de leite
criadas pela Mônica...

 Ficaram muito fofas....

E assim, duas escolas de bairros e Cres diferentes se uniram, para desenvolver um trabalho visando uma educação de qualidade.


Um beijão. 
Em breve, postarei mais atividades do projeto.
Deixem um comentário, adorarei ler e responder!
E Se tiverem Facebook
passem por lá e curtam a  PÁGINA do Ler no Face :




E temos um GRUPO FECHADO


também do Ler no Face para professores.




Muita Luz!



65 comentários:

MONICA FONSECA disse...

Amiga fantástica a postagem!!! Parabéns mais uma vez por esse lindo trabalho que me apaixonei de cara quando você comentou e me forneceu o material. Irei fazer a postagem no blog da escola com a aula que a professora aplicou com os alunos. mil bjs com muita Paz e LUZ!!!

Vanessa Vieira disse...

Delfina encantada com teu trabalho. Parabéns pelo empenho. Um trabalho realmente contagiante. Quero fazer parte dessa jornada também. Meus pequenos precisam de incentivo e creio que esse será um ótimo caminho... Obrigada pela indicação e Mais uma vez parabéns pela sua dedicação e amor pelo que faz! =D

Del Rodrigues disse...

Nossa amiga Vanessa, vindo de você este comentário me deixa muito feliz!! Com certeza vou ajudar e enviar para vc e sua turminha aí em Búzios os livrinhos e o projeto.Fico feliz de poder ajudá-la.Beijocas.Paz e Luz!

Luciana disse...

Lindo trabalho Del, parabéns!!!
Já copiei as histórinhas e vou aplicar com o meu 2º ano aqui, saudades de você espero que esteja tudo bem com você, beijos...

Rérida Maria disse...

Adorei! Vou levar a ideia para a minha escola! Vou adaptar a atividade com o projetor, a ideia é ótima! Bjs...

Isabel Ramalho disse...

Oi Del! Que lindo trabalho em prol da Educação do nosso País, amiga! Parabéns pelo desenvolvimento deste Projeto grandioso!
Obrigada por compartilhar conosco. É realmente uma inspiração para nós, educadores.
Beijos no coração! Deus te fortaleça em seu precioso labor.

http://baudaarteira.blogspot.com/

Vilma disse...

Amiga... Parabéns!!!Você como sempre inovando e criando novas estratégias de ensino.Trabalho consciente e de muito estudo. Continue assim amiga, mostrando para todas nós que quando queremos podemos construir novas formas de alfabetizar.Grande abraço.

Cristiane Santana disse...

Que delícia de aula!!!
O seu comprometimento contagia. parabéns por mais este grande feito!
Beijos :-))

Professora Maria Simões de Brito disse...

Del, já estava com saudades, obrigada pelo comentário no meu espaço. Parabéns pelo trabalho que está desenvolvendo com suas crianças. É trabalhoso mas vale a apena se dedicar. Continue sendo aprofessora que é.

karla disse...

Oiiiii amiga !!! Sempre bom receber sua visita!!! Q bom q gostou da postagem e quero dizer q esse seu projeto é mt interessante!!! Parabéns!! Bjosss e tenha um maravilhoso São João!!!

blog da Paraguassu disse...

Olá Dell querida,
Tudo muito lindo. Amei!
Parabéns professora pelo trabalho desenvolvido e
pelas conquistas junto às crianças.
Grande beijo e ótimo final de semana.
Maria Paraguassu.

Pro Dany disse...

Oiii Del linda!! Eu também estou como você numa correria só!!! Amei esse projeto, muito criativo e incentvador. Também estou trabalhando com alfabetizaçnao com as crianças de cinco anos. (trabalho em escola paticular). Acho que vou aplicar este projeto. Achei super interessante. Neste segundo bimestre começarei a trabalhar com as palavras. Parabéns pelo excelente e hiper criativo projeto. Se todas as professoras de escolas publicas fossem assim como você, nossa educação seria umas das melhores do mundo!!!! Você é um exemplo que um professor de fato preocupados com a educação e aprendizado de seus alunos fazem a grande diferença e conseguem excelentes ressltados sem esperar nada do governo. Parabéns!!! Fico sempre muito feliz com sua visita. Fique com Deus. beijocas no coração

Pro Dany disse...

Oii Del, se não for dar trabalho para você, eu aceito os livros sim. Eu amei o projeto. Ai nestas férias de julho preparo todo o projeto para começar no segundo semestre. Meu e-mail é: daniela.qng@gmail.com. Agradeço de coração, se me enviar. Beijocas no coração.

Ivanilda Milfont disse...

Querida Del,

Show!!!
Seu trabalho é show!!!
Se pudessemos contar com mais educadores, comprometidos...
conscientes da importancia do trabalho que realizam...
criativos...
apaixonados pelo que fazem...
o mundo seria muito melhor!!!
nossos alunos descobririam desde muito cedo a importancia da leitura e seriam letrados de verdade!!!

Parabens!!!
Estarei aproveitando algumas de suas ideias ta?! rsrs
acredito que praticas d sucesso como essa merecem ser reproduzida, multiplicada, adaptada!

Beijinhos de Luz!!!

PS: muito obrigda pela visita em meu blog, é sempre maravilhoso encontra-la por la!

Ivanilda Milfont disse...

Del, s puder disponibilizar o projeto e os livros tb tenho interesse tá?! rsrs

podemos trocar material...
o que acha da ideia?!

estou fazendo o pro-letramento e cheia de ideias e materiais pra trabalhar leitura com os alunos!

ivanildamilfont@hotmail.com

Maria Alice Cerqueira disse...

Querida amiga hoje eu vim agradecer o carinho de sua presença no meu cantinho, assim que poder virei com mais calma.
Um abençoado fim de semana.
Abraço amigo
Maria Alice

Paula Martins disse...

Adorei os trabalhos, Del!!!!!!

Paula Martins disse...

Adorei os trabalhos, Del!!!!!!

Anônimo disse...

Olá Del obrigada pela visita e o comentário no meu Bloguinho.
Menina adorei o seu trabalho, gostaria de receber os livrinhos sim, vai ser muito útil na minha 1201 também, vou utilizar suas ideias.
Parabéns!
Tá tudo DEMAIS!
Beijinhos
Saúde & Paz!

donarosa19566@hotmail.com ou 17professora@gmail.com

silvioafonso disse...

.


Del, eu já tive a oportunidade
de falar da grandeza do seu tra-
balho com as crianças, mas o co-
mentário que você deixou para o
meu texto no Bar do Escritor não
tem preço.

Um beijo e obrigado,

Palhaço Poeta






.

Regiani disse...

Adorei o trabalho que você faz com seus alunos sobre alfabetização! Parabéns!!!

Maria Olímpia disse...

Olá Del, minha querida!
Parabéns pelo projeto e execução deste junto aos seus alunos! Não tenho nem dúvidas quanto ao resultado positivo. Gostaria de saber se seria possível eu ter esse material para aplicar também com a minha turma de alfabetização. Você tem os livrinhos digitalizados? Sei que correria de professor(a) é grande e desculpe o pedido, mas amei o projeto! Penso que seria muito útil para os meus também!

Beijos da amiga Olímpia Bezerra

silvioafonso disse...

.


Voltei para dizer oi para as
crianças e bater palmas para
vocês.

Um beijo do,

Palhaço Poeta






.

E. M. BÁRBARA OTTONI disse...

Parabéns pelo trabalho. Fiquei de MARAVILHADA!
Beijos
Valeria Silveira
EM Barbara Ottoni

Unknown disse...

Nossa, muito legal, Del! Vou mostrar para as meninas da João! Elas, com toda certeza, irão amar! Beijo!

Unknown disse...

Muito boa essa postagem , aqui
mostra como vc é bem criativa, e os
alunos que fofos adorei parabéns
Deixo um abraço de bom final de semana
Bjus
Rita!!!!

Alécia Ana Fernandes disse...

Oi amiga, obrigada pela visita. Nossa quanta coisa maravilhosa. O seu trabalho é muito lindo.
Peço desculpa por não te visitar a mais tempo. É
que estou com a sindrome do impacto grau II e umas das recomendações do médico é o uso do computador. Estou fazendo fisioterapia. Logo, logo estarei melhor e voltarei a mil....
Que Deus te abençoe sempre, pois vc é uma pessoa iluminada.
Beijos.

Aparecida Jerle disse...

Adorei esse projeto, acredito que os resultados são excelentes.
bjs.

Lamarque disse...

parabens pro, muito lindo e precioso - lamarque

Professora Maria Simões de Brito disse...

DEL, Estou elaborando a proposta de criação de um Centro de Educação infantil, aqui em Maringá. Se puder sigerir-me alguma referência sobre a organização do trabalho pedagógico, a rotina, neste nível de escolarização, pode enviar pelo e-mail que está no meu blog, fico grata. Abraços e boa sorte, no concurso, vou acompanhar o resultado, estou torcendo por você, querida.

Unknown disse...

olá estou encantada com o seu trabalho professora parabéns. e acabo de ter varias ideias para desenvolver com os meus alunos do 1 ano do ensino fundamental.

Professora Maria Simões de Brito disse...

Olá, querida, estava sentindo sua falta. Também sou apreciadora da Ana Maria Machado. Sempre digo às minhas professorandas, devemos incentivar as crianças a lerem tudo que quiserem. No entanto quando selecionamos as histórias que iremos explorar a leitura e sistematização da escrita com as crianças devemos optar por obras de qualidade literária. Você continua de PARABÉNS não apenas pela escolha da autora mas pela educadora que é. Ensinar a ler e escrever sempre foi meu principal foco no Curso de Formação de Docentes. Gostaria de um dia poder abraçá-la.Deixo pra vc como reflexão São João 3:16. Um forte abraço e tudo de bom

Josy disse...

Oi, Maria!
Adorei o projeto e estou interessada em ministrar para meus alunos. Gostaria de saber de você se são so essas atividades ou tem mais.
Se puder me ajudar meu email é josicarmo2002@yahoo.com.br
Até mais

Del Rodrigues disse...

Olá Josi e demais colegas, com certeza, ajudo! Fico feliz em poder ajudar e compartilhar meu trabalho com outras colegas e ver que estamos formando novos leitores. Se quiserem saber mais ou não possuem os livrinhos e gostariam de ter para trabalhar com os alunos, me escrevam. Meu e-mail: delante@oi.com.br
Mando sem problema.
Em breve vou postar mais atividades que desenvolvi.
Um grande abraço para todas!Paz e Luz!

lilibeti disse...

parabéns! sensacional. vou divulgar em miha ecola
onde há alunos com dificuldades na Alfabetização.
se tiver mais material específico , agradeço pois estamos preparando uma turma de reforço.
grata
cristina

k a r e n disse...

Lindas ideias... adorei!
Lá no inicio tem comecei com ç... Comecei é sem Ç.
Beijos

Unknown disse...

Parabéns, pelo trabalho,
Me ajude a realizar este projeto. Moro muito distante da Capital e nas cidades vizinhas não encontrei os livros. Se tiver mande pra me por e-mail.
Desde já muito Obrigada

Del Rodrigues disse...

Lourdes Queiroz vc esqueceu de deixar o seu e-mail. Mandei recado pelo google +. Deixe seu e-mail por aqui. Aguardo!

Nelva disse...

passeando pelo net descobri o seu trabalho maravilhoso. estou trabalhando com alfabetização de alunos de cinco e seis anos numa escola particular e preciso de algo que incentive os meus alunos, pois são pequenos demais e tem pouca motivação em casa. adorei o seu projeto. teria como me enviar, para que possa preparar e começar logo com os meus pequenos. amo alfabetizar .nelva imail. nelvaprof@bol.com.br

Del Rodrigues disse...

Professora Nelva, respondi seu recadinho.Enviei e-mail para :nelvaprof@bol.com.br e até agora não recebi seu retorno.Por favor entre verifique seus e-mails, e veja se postei certo. Aguardo.Bjs

Tatiana disse...

Parabéns pelo seu trabalho! Quando eu crescer quero ser como vc. rsrsrsrs Comecei a lecionar faz pouco tempo, no comecinho me assustei, chorei muito, me senti insegura, mas graças a Deus e a pessoas que assim como vc compartilham suas vivências estou conseguindo superar alguns obstáculos. Estou amando trabalhar com o 1º ano, um misto de alegria, desafio, incertezas... Se pudesse me enviar o projeto eu ficaria mais uma vez muito grata. Sucesso e que Deus abençoe cada vez mais sua vida! tatianaonline@gmail.com

Falcão_desbravadores disse...

vi que envia os materiais, estou super interessa se possivel,
segue meu email
ceuleticia@hotmail.com

Anônimo disse...

Amei seu trabalho! Está de parabéns!
Se tiver estes livros escaneados e puder me mandar, agradeço imensamente. Abços

Marly
matosp.09@gmail.com

Ana Márcia disse...

Del seu trabalho é fantástico! Eu ainda não tinha visto o teu projeto tão detalhado. Amei!!!!!!!! Você está de parabéns!!!!!

Nelva disse...

oi Del.Recebi o seu imail, mas só agora tive tempo de responder.Desculpe a demora.Adorei o seu projeto e aguardo as novidades.
Muito obrigada
nelva

Unknown disse...

OI DELFINA, TENHO OUTRO E-MAIL E VOCÊ JÁ TEM dindaqueiroz@yahoo.com.br.
Beijos.

Renata disse...

Fiquei entusiasmada com esse trabalho, imagina meus alunos...Se puder me passa-lo por e-mail ficarei feliz...
desde já agradeço, por dividir conosco suas atividades...
Bjos
Renata..

Renata disse...

esqueci de deixar emu e-mail... xiqueh28@hotmail.com

Unknown disse...

olá que trabalho maravilhoso, amei tudo.Parabéns
joceliacosta01@hotmail.com

Unknown disse...

TRABALHO MARAVILHOSO!!!ESTE ANO TAMBÉM VOU PEGAR UMA TURMA DE 2 ANO E PRETENDO SEGUIR ESSE CAMINHO, AO VER O SEU TRABALHO ME ENTUSIASMEI MAIS AINDA, PARABÉNS!!

Unknown disse...

TRABALHO MARAVILHOSO!!!ESTE ANO TAMBÉM VOU PEGAR UMA TURMA DE 2 ANO E PRETENDO SEGUIR ESSE CAMINHO, AO VER O SEU TRABALHO ME ENTUSIASMEI MAIS AINDA, PARABÉNS!!

GEL disse...

Parabéns,amei seu trabalho. Como não temos esses livros em nossa escola, vou usar outros livros e fazer uma adaptação. Obrigada!

Renata disse...

Amei o projeto, se puder me envie...Vou amar trabalhar também...
xiqueh28@hotmail.com

Unknown disse...

Amei seu trabalho !!!! Você está de PARABÉNS!!!!!!!!!!!! Se puder me enviar e se permitir vou tentar usá-la com minha turma de 4ºano que não está alfabetizada Meu e-mail é cidamat@yahoo.com.br

Unknown disse...

Bom dia minha querida, esse ano estou retornando ao ensino fundamental, e como estou desatualizada estava pesquisando qdo deparei com esse projeto maravilhoso, gostaria de pedir sua autorização pra utiliza-lo com a minha turminha do 2º ano, que imagino ter alunos não alfabetizados....Não sei se minha nova escola tem essa coleção, mas estou disposta a adquirir se for o caso. Teria como me enviar o material que utilizou? Mil beijos e fico no aguardo, já entrei no grupo fechado, só que como estava com ed infantil pouco visitava, o que agora em 2015 irá mudar

Maary disse...

ACHO QUE ESTAMOS REALMENTE PRECISANDO DE PROJETOS DESSA NATUREZA PARA DESENVOLVER O POTENCIAL GRANDIOSO QUE EXISTE EM NOSSAS CRIANÇAS ,AMEI MARAVILHOSO O PROJETO QUE VC DESENVOLVEU PARABENS

Maary disse...

ACHO QUE ESTAMOS REALMENTE PRECISANDO DE PROJETOS DESSA NATUREZA PARA DESENVOLVER O POTENCIAL GRANDIOSO QUE EXISTE EM NOSSAS CRIANÇAS ,AMEI MARAVILHOSO O PROJETO QUE VC DESENVOLVEU PARABENS

Unknown disse...

Adorei! Era o que estava procurado. Teria como me enviar o material que foi utilizado? Desde já agradeço. Beijos !!!!!!!!!!!!!!

Pró Erika disse...

Professora Delfina, parabéns pelo excelente trabalho! Também sou professora e leciono em turmas de 1º ano. Gostaria, se possível, que você disponibilizasse o projeto e os livrinhos para eu apresentar à minha escola.
Agradeço-lhe muito e desejo-lhe sucesso.
Atenciosamente,
Pró Erika.
e-mail: salmoneerika@gmail.com

ikka disse...

Parabéns pelo excelente trabalho! Também sou professora e leciono em turmas de 5º ano. Gostaria, se possível, que você disponibilizasse o projeto para eu apresentar à minha escola.
Agradeço-lhe muito e desejo-lhe sucesso.
Atenciosamente,
Pró IONE.

Unknown disse...

Amei o projeto!!!! Parabéns. Sou Professora de uma turminha de 1 º ano, e gostaria se possível, você me enviar o projeto por e-mail!! Desde já muito obrigada. cassia339@bol.com.br

Unknown disse...

Amei o projeto!!!! Parabéns. Sou Professora de uma turminha de 1 º ano, e gostaria se possível, você me enviar o projeto por e-mail!! Desde já muito obrigada. cassia339@bol.com.br

Unknown disse...

Olá!!!!! Que trabalho lindo!!!!! Se você puder me enviar, ficarei muito grata!!!!!!
brunabarroco@hotmail.com

Unknown disse...

Boa tarde!

Adorei o trabalho, parabéns! A educação precisa de mais pessoas como você!
Estou começando minha carreira como educadora, atualmente me encontro com uma turminha do primeiro ano. Não vou mentir que estou um pouco perdida, afinal são muitas informações.
Gostaria de conversar melhor com você para saber sobre as etapas do projeto e como proceder da melhor forma.
Se possível me enviar o material: vanessa.moraess@outlook.com

Grata,

Novamente Parabéns!.

Alessandra Kelly disse...

Professora Delfina, parabéns pelo excelente trabalho! Também sou professora e leciono em turmas de 1º ano. Gostaria, se possível, que você disponibilizasse o projeto e os livrinhos para eu apresentar à minha escola.
Agradeço-lhe muito e desejo-lhe sucesso.
Atenciosamente,
Pró ALESSANDRA
e-mail: alessandrakelly.leaoalves@yahoo.com.br

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! Deixe o seu recadinho...
(não se esqueça de deixar seu endereço de e-mail, para que eu possa responder).

A todos que me visitarem...

Se desejar copiar as sugestões aqui postadas,
fique à vontade, mas por favor mantenha
os créditos das mesmas para que esse
blog continue com seu propósito: o de ajudar.
Caso você coloque as informações em seu
blog, não esqueça de mencionar de onde
copiou, ok? As imagens que, porventura
não estiverem assinadas, foram coletadas
na internet e possuem apenas caráter
ilustrativo, não há intenção de violar
os direitos autorais. Sendo assim, peço
aos autores que se pronunciem para
que sejam dados os devidos créditos.