Dia de Reis. Você sabe o que é isso?

Olá
amigos e amigas
Amanhã dia 06 de Janeiro é  Dia de Reis!
É o dia de desmontar os enfeites natalinos do meu blog,
assim como faço aqui em casa,
desmontando as árvores, presépios e guirlandas.
É uma pena, pois adoro minha casa enfeitada
para o Natal! Tudo vermelho e piscando!
Amanhã também é Dia de fazer o Bolo de Reis!
Como tenho uma receita deliciosa desse bolo que costumo
fazer todo ano, vou postar aqui.
                                                                    
                                                                               

No Brasil, o Dia de Reis perdeu muito do significado religioso. Mas em algumas localidades da Europa, a data é mais solene até mesmo que o Natal.

No dia 06 de janeiro comemora-se o Dia de Reis, Festa de Reis ou, mais tecnicamente, Epifania., Mas, o que exatamente significa essa data e a celebração ligada à ela? " O dia em que Jesus se manifesta para outros povos", que na tradição cristã foi o dia em que os três Reis Magos levaram presentes a Jesus Cristo. Cada um dos Reis Magos saiu de sua localidade de origem.

Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.

O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.

Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.

Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino.
A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.
Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.
Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.

Uma tradição bem diferente da nossa acontece na Espanha, onde as crianças deixam sapatos nas janelas, cheios de capim ou ervas, a fim de alimentar os camelos dos Reis Magos. Contam as lendas que em troca, os reis magos deixam doces e guloseimas para as crianças.

Em alguns países fazem a comemoração repartindo o Bolo Rei, que tem uma fava no meio da massa. A pessoa que for contemplada com a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte.
Na Itália a comemoração recebe o nome de Befana, uma bruxa boa que oferece presentes às crianças. No país não existe a tradição de se presentear no dia 25 de dezembro, mas no dia 06 de janeiro, dia de reis. O dia de reis é tão importante na Europa que se tornou feriado em todo o continente.
Na Europa inteira é feriado no Dia de Reis.As grandes compras são depois do dia 1º de janeiro, porque os presentes são dados apenas no dia 6.
O Brasil segue mais o calendário americano. Dessa forma poderíamos dizer que muito do sentido religioso se paganizou. Como se fosse uma festa de aniversário sem o aniversariante presente, um casamento sem a noiva. O personagem principal não está.
Além das comemorações descritas acima, é hoje que as decorações natalinas são desfeitas. Os enfeites são tirados das árvores, as guirlandas retiradas das portas, os presépios desmontados. Tudo é embalado cuidadosamente pelas famílias à espera do próximo Natal.

E pra representar este dia,nada melhor que um Bolo de Reis. Ainda mais que segue junto dele um ritual bem emocionante, em que você pode tirar a fava ou bonequinho, escondido na massa, que garantirá fortuna pro ano que segue.
A história é a seguinte: manda a tradição, que vem desde da época dos romanos, que se coloque na guloseima uma fava seca ou grãos de feijão dentro do bolo para se escolher o "rei do dia".
Atualmente, essa fava seca foi substituída por uma figura de porcelana. Quem encontrar a fava na sua fatia, é eleito o rei por um dia e tem até o direito de escolher a sua rainha....rsrsrs.
Na Itália e na Espanha, o bolo é uma rosca feita de pão doce em forma de coroa, decorado e recheado com frutas cristalizadas. A lenda varia muito, mas o legal, é comer o Bolo que é divino e tirar o pedaço premiado pra passar o ano todo com a sensação de realeza...Além disso este bolo é uma delícia....
INGREDIENTES:
02 xícaras de açúcar
300ml de água quente
02 e ½ xícaras de farinha de trigo
02 colheres de sopa de manteiga
01 ovo batido (grande)
01 colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de sopa de fermento em pó
01 pitada de sal
¾ xícara de passas pretas
¾ xícara de frutas cristalizadas
02 colheres de sopa de vinho do porto
½ xícara de castanhas picadas
Castanhas, cerejas e frutas cristalizadas para decorar.


MODO DE FAZER:
Num recipiente grande misture a água quente-fervente, as passas, as frutas, a manteiga, o vinho e reserve. À parte, peneire os ingredientes secos e acrescente à mistura de frutas. Junte o ovo batido e as castanhas. Coloque em forma de furo no meio e leve assar. Decore com fondant e frutas cristalizadas, nozes e cerejas a gosto.


COBERTURA - FONDANT

170g de glaçúcar
2 colheres de sopa de água fervente
1 pitada de vanilina

Misturar tudo e cobrir o bolo ainda quente.

Bom apetite!
E Feliz Dia de Reis!!!
Beijocas
Paz e Luz!











1 comentários:

Sue disse...

Adorei, foi um texto informativo e bem escrito.

Bjs,

Sueli.

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! Deixe o seu recadinho...
(não se esqueça de deixar seu endereço de e-mail, para que eu possa responder).

A todos que me visitarem...

Se desejar copiar as sugestões aqui postadas,
fique à vontade, mas por favor mantenha
os créditos das mesmas para que esse
blog continue com seu propósito: o de ajudar.
Caso você coloque as informações em seu
blog, não esqueça de mencionar de onde
copiou, ok? As imagens que, porventura
não estiverem assinadas, foram coletadas
na internet e possuem apenas caráter
ilustrativo, não há intenção de violar
os direitos autorais. Sendo assim, peço
aos autores que se pronunciem para
que sejam dados os devidos créditos.