2012 - Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos.


Olá
 amigas e amigos,
apesar das férias, estou passando por aqui
não de forma tão constante...
Afinal tenho que aproveitar um pouquinho...
O ano de 2011, foi o
 Ano Internacional das Florestas
e este ano de 2012, o
 Ano Internacional de Energia Sustentável
para todos...
Vejam abaixo:
A Organização das Nações Unidas – ONU escolheu 2012 para ser o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos (International Year of Sustainable Energy for All).
 O objetivo desta escolha é viabilizar e fomentar as discussões sobre o acesso, o uso consciente e geração de energia sustentável.

E em junho próximo, líderes internacionais se reunirão no Rio de Janeiro para Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável.

Dados da ONU mostram que mais de 1, 4 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a energia, o que, segundo a própria Organização, acarreta em problemas de saúde, déficit educacional, destruição ambiental e, até mesmo, atraso econômico.
A iniciativa das Nações Unidas pretende atrair a atenção mundial para a importância da energia para o desenvolvimento e a redução da pobreza. Neste sentido é que ela desenvolveu objetivos que devem ser atingidos ate 2030:
• Garantir acesso universal a serviços modernos de energia;
• Dobrar a taxa de melhoria da eficiência energética;
• Duplicar a quota de energias renováveis no setor energético global.

A Energia renovável pelo mundo...

Segundo a Agência Internacional de Energia, atualmente as fontes de energia renovável são responsável por 12% da matriz energética mundial, e estima-se que seja de 17% até 2030. Somente a China produziu cerca de 16 000 megawatts de energia renovável em 2010. Já a Índia produz 13 000 megawatts de energia eólica. Na Alemanha, 9,3% da energia produzia vem desta fonte de energia, pouco em comparação a Dinamarca, que é de 24%.

E o Brasil ?

Tem potencial para produzir cerca de 350 000 megawatts de energia eólica, contudo, atualmente só tem capacidade de produzir 981 megawatts. O País é dependente de energia produzida pelas hidrelétricas, são 90 000 megawatts por ano, com potência para produzir 170 000 megawatts, pouco mais da metade do potencial eólico.

 A maior parte do potencial hidrelétrico do Brasil está na Amazônia. E por saber disto, o governo tem tentado a qualquer custo invadir a região amazônica em busca de obtenção de energia. Prova disto é a Hidrelétrica de Belo Monte, que causará imenso impacto socioambiental, tendo custo altíssimo e baixa produtividade.

Além da Belo Monte, o governo planeja construir mais seis hidrelétricas na região amazônica, para viabilizar tais obras, já publicou MP reduzindo áreas de três unidades de conservação, o mesmo deve ser feito com mais quatros unidades.

O Brasil caminha cada vez mais longe do conceito de energia sustentável, planeja destruir, e desmatar para construção de suas hidrelétricas. Não se preocupa em diversificar sua matriz energética, em melhorar a distribuição e reduzir perdas de energia no processo. Enquanto o governo não pensar a longo prazo, a insustentabilidade e os riscos de desabastecimento energético serão constantes.

Não devemos esquecer que devemos fazer a  nossa parte, visando sempre a conservação do nosso lindo planeta!!!
Fiz um selinho divulgando essa campanha!
Se vocês quiserem podem levar...
Mil beijocas ...
Até breve....
Paz e Luz!







9 comentários:

BRÍCIO FILHO disse...

Minha linda vc realmente é demais sempre nos proporcionando informações super úteis, mesmo de férias. Somos parecidas. rsrsrs Não conseguimos ficar paradinhas né?... rsrs. Estou tb aqui tentando atualizar o blog da escola que está bem paradinho por conta de muitas atividades do final do ano. Linda muita luz para nós em 2012. mil bjss Mônica

Terezinha Guimarães disse...

QUE MATÉRIA LEGAL E ÚTIL.
PARABÉNS!
ABRAÇOS

Luciana disse...

Oi amiga, estou bem, que bom que gostou dos painéis eu nunca consegui ficar para nas férias esse é um dos meus defeitos, ainda mais que de 5º ano que eu vinha há tempos resolvi pegar um 2º ano, isso está me dando um friozinho na barriga, mas sempre achei que mudar nos faz crescer,então vamos lá, já mudei o link do blog, quando puder mude o meu também, no facebook procure por Luciana Kerche vou adorar ter vc lá também, beijos...fique com Deus...

Elisete Nunes disse...

Oi Maria! Estive aqui conhcendo seu blog. Deixei um recado não sei o que aconteceu. Adorei seu blog. Já levei seu link e já coloquei na lateral do meu blog. Também estou te seguindo. Tem um selinho de aprovação, passa lá e pega.Que Deus abençoe e ilumine cada dia do seu novo ano. Beijos...

TECENDO PENSAMENTOS disse...

Passei por lá e dei minha força a ti,parabéns pelo magistral trabalho.

MARIA disse...

Oi amiga,
Adorei a sua visita e quero te informar que ja votei em vc.
bjs

MARIA disse...

Oi amiga, estou bem,
Maria,fiquei muito contente por você estar na segunda fase..
Pode contar comigo estarei la para te dar uma força.
bjs

karla disse...

Gostaria mt q vc trouxesse meu link pra enfeitar seu cantinho!!! O seu já levei!! Bjoss

www.ensinandocomcarinho.com.br disse...

Ei amiga! Postei uma fábula lá no blog, passe lá e dê sua opinião!!
Beijinhos!!!

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! Deixe o seu recadinho...
(não se esqueça de deixar seu endereço de e-mail, para que eu possa responder).

A todos que me visitarem...

Se desejar copiar as sugestões aqui postadas,
fique à vontade, mas por favor mantenha
os créditos das mesmas para que esse
blog continue com seu propósito: o de ajudar.
Caso você coloque as informações em seu
blog, não esqueça de mencionar de onde
copiou, ok? As imagens que, porventura
não estiverem assinadas, foram coletadas
na internet e possuem apenas caráter
ilustrativo, não há intenção de violar
os direitos autorais. Sendo assim, peço
aos autores que se pronunciem para
que sejam dados os devidos créditos.