Halloween nas escolas? Prós e contras de celebrar o Dia das Bruxas.

 
Olá amigos e amigas
estou ainda enroladinha
com tantos trabalhos.
 Li um texto e resolvi postá-lo por aqui.
Achei muito interessante a discussão...
Espero que gostem...

 Halloween nas escolas?
Prós e contras de celebrar o Dia das Bruxas(31 de Outubro), no Brasil.
 Halloween no Brasil: como conciliar duas culturas na sala de aula? 

No dia 31 de outubro, algumas escolas brasileiras celebram o Halloween, o Dia das Bruxas. As crianças, principalmente do ensino infantil, vestem fantasias de bruxas, vampiros, fantasmas e outros monstros para comemorar... Comemorar exatamente o quê? A festa, que é popular nos Estados Unidos, chegou às crianças brasileiras por meio de programas televisivos. Os fãs dos Padrinhos Mágicos, LazyTown, Ben 10 e Barney cultivam a brincadeira do doces ou travessuras? nas salas de aulas, muitas vezes sem critérios. Fica a pergunta: em que situação o Halloween pode ser utilizado dentro da escola? Até que ponto é interessante para as crianças participarem de uma manifestação cultural estrangeira?

Comemorar apenas por comemorar, além de, muitas vezes, ocupar o tempo de aulas realmente importantes não acrescenta nada na formação das crianças. Não adianta celebrar uma data na escola que não represente nada para a realidade do estudante. "É preciso explicar como a festa surgiu e contextualizá-la para que os alunos criem uma identificação. Só assim a comemoração fará sentido", diz a professora de inglês do Colégio Augusto Laranja, Cristina Malville Alonso, que trabalha o processo durante todo o mês de Outubro com seus alunos de 4 a 6 anos. Com a ajuda de fotos, vídeos e outros materiais didáticos, ela resgata a história original da data e de seus personagens. As crianças descobrem que a origem do Halloween remete às crenças celtas. Para quem não sabe, este povo da Irlanda acreditava que, no último do verão no hemisfério norte, os espíritos saíam do cemitério para tomar conta dos corpos dos vivos. Aterrorizante, a comemoração pagã, foi condenada na Europa, passando a ser conhecida como Dia das Bruxas. Graças à imigração dos irlandeses para a América, o Halloween se tornou uma data especial nos Estados Unidos.
Halloween ou Dia do Saci 
Limitar a comemoração à disciplina de inglês pode ser uma boa alternativa, bem como introduzir, de maneira sutil, a questão da influência de outras culturas graças à imigração e à globalização. Vale também apontar às crianças as diferenças culturais entre os vários países e até, quem sabe, discutir o choque cultural.




Voltar às atenções no mês de outubro para o Dia das Bruxas é realmente um problema. É preciso ter cuidado e lembrar às crianças que, originalmente, esta data não faz parte da nossa história e tradição. Pensando nisso, o Governo do Estado de São Paulo decretou, em 2005, o Dia do Saci, o mesmo dia 31 de outubro. Coincidência? Sem dúvida não, a iniciativa foi uma forma de valorizar a cultura brasileira e tentar coibir a americanização - já que, no imaginário do Brasil, o Saci é um símbolo.




Integrar o inglês com as demais disciplinas, proporcionando discussões que vão além da comemoração do Halloween é uma boa maneira de não enaltecer a data de forma prejudicial. É interessante estudar inicialmente a própria cultura, para depois conhecer as demais. Realizar um projeto sobre o folclore brasileiro aproxima as crianças da cultura brasileira e ajuda a introduzir a questão da americanização. Foi o que fez a professora Cristina: "Trabalhamos muito com interdisciplinaridade e grandes projetos, o mês de agosto é dedicado ao folclore. Com a ajuda de livros sobre lendas colocamos os alunos frente a frente com uma coisa extremamente brasileira e assim os preparamos para conhecer novas culturas", diz.
E as escolas bilíngues, como devem se posicionar? 
Como o próprio nome já diz, a escola faz os alunos aprenderem simultaneamente duas línguas, no limite, duas culturas. Priorizando na maioria das vezes o português e o inglês, durante todo o processo de aprendizado é importante que nenhuma das duas seja esquecida, em momento algum. Assim, vale comemorar tanto tradições brasileiras, como as norte-americanas, lembrando sempre de contextualizar e proporcionar novos aprendizados aos alunos. "O contato com outras culturas é importante para a formação de todas as crianças, mas, principalmente, para as que vivem em escolas bilíngues", afirma Adília Torres Cristófaro, coordenadora do Augusto Laranja, unidade Campo Belo, que em 2009 adotou o método das duas línguas no método de ensino.




Para a diretora da unidade Tatuapé do Colégio Santa Amália, Teca Antunes, a comemoração tem sim sua importância, exatamente pelo fato da escola ser bilíngue. "Termos, por princípio, trabalhar com as crianças aspectos culturais do país falante da língua inglesa (e não apenas o idioma). Dentro disso, o Halloween é uma data importante na escola, pois as crianças canadenses têm o costume de brincar nesse dia".




No dia 31, os alunos da Educação Infantil podem vir fantasiadas, já os do Fundamental 1 podem trazer adereços para que todos, no momento de intervalo, brinquem de "trick or treat" ("doces ou travessuras"), trocando doces com os colegas. Apesar de cultuar uma tradição norte-americana, Teca Antunes acredita que as comemorações não são prejudiciais ao aprendizado das crianças. "Hoje, com a globalização, as crianças brasileiras também têm acesso a essas comemorações e isso lhes permite construir conhecimentos a respeito do mundo e da forma como outras crianças, que vivem em outras partes, brincam e divertem-se", diz.




Mesmo assim, a cultura nacional não é descartada, Teca conta que o Saci não deixa de ser apresentado às crianças. "Ele também faz parte da comemoração, juntamente com os símbolos típicos do Halloween. A parte da Cultura Brasileira é garantida, em nossa proposta pedagógica, por meio de aulas específicas que tratam da cultura da infância brasileira: tradições, músicas, cantigas de roda, brincadeiras, poesias, histórias etc."

  Retirado do site:



Deixo algumas figuras que preparei para vocês pelo halloween:













 
Hoje conversei com meus alunos do 2º Ano sobre o Halloween e o Dia do Saci.
Eles chegaram todos animados, já falando nos morcegos, bruxas, etc. 
Aproveitei e matei a curiosidade sobre os morcegos, suas características e hábitos.
Foi um sucesso!
                      



Logo após, escrevemos frases sobre os morcegos e
 confeccionamos morceguinhos de papel:


 Trabalhinhos da Turma 1201.
 Uma semana de muita Paz e Luz!
Beijocas

4 comentários:

Isabel Cristina Viana Ramalho disse...

Oi Del. Perdoe-me por não ter vindo mais por aqui. Na semana passada, quis acessar seu blog, mas não consegui. Apareceu um aviso que o blog havia sido retirado pelo autor. Não sei o que houve, pois havia uma informação sobre um Blog da Família. Só que não consegui acessá-lo por não ter o endereço , apenas o Título dele. Só hoje, pude voltar aqui. Que bom! Estava com saudades daqui.
Sobre a Festa do Halloween, não gosto de comemorá-la, e pelo que andei lendo sobre vai contra meus princípios cristãos. Portanto, para mim, desculpa a opinião, mas não aceito e ensino a minha filha que ela não agrada a Deus.
Beijos, querida e tenha um feliz final de semana.
Isabel Ramalho

Educadores Multiplicadores disse...

Olá Multiplicadora Del, boa noite!

Educadora, vejo através de seus seguidores/parceiros/comentários que nossa família estar crescendo. Que bom! A ideia é essa mesmo.

Estamos convidando você a:

- Conhecer os novos blogs divulgados;
- Saber quem são os multiplicadores do mês;
- Retribuir comentário em sua postagem (caso tenha), (encontre seu blog de forma fácil através de página ‘índice’);
- Deixar um comentário para outro blogueiro e ele o retribuirá;
- Aproveitar a visita e fazer novas parcerias/seguidores;
_ Também saber as novidades.

http://www.marquecomx.com.br/
http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

O projeto crescerá com a união e a divulgação de todos nós. Mais uma vez, obrigado pela parceira e amizade.

Excelente semana, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Profª Lourdes disse...

Olá Bel Vim lá do Educadores Multiplicadores! Entrei para comnhecer teu blog, adorei, parabéns colega de profissão. Já estou ficando convido você a conhecer o meu se gostar participe. Abraços um lindo final de semana.

Profª Lourdes disse...

temos que valorizar o nosso trabalho e porque não utilizarmos a web para divulgar e motivar outros a seguirem o nosso exemplo. Fui convidada pela Teia dos blogs e o que eles me falaram que não são muitos blogs educacionais. Também não tenho muito tempo, as vezes fico enrolada, mas vou dando um jeitinho. Sucesso minha querida, bjus um lindo final de Domingo e um início de semana abençoado.

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! Deixe o seu recadinho...
(não se esqueça de deixar seu endereço de e-mail, para que eu possa responder).

A todos que me visitarem...

Se desejar copiar as sugestões aqui postadas,
fique à vontade, mas por favor mantenha
os créditos das mesmas para que esse
blog continue com seu propósito: o de ajudar.
Caso você coloque as informações em seu
blog, não esqueça de mencionar de onde
copiou, ok? As imagens que, porventura
não estiverem assinadas, foram coletadas
na internet e possuem apenas caráter
ilustrativo, não há intenção de violar
os direitos autorais. Sendo assim, peço
aos autores que se pronunciem para
que sejam dados os devidos créditos.