Dia dos Avós - Dia 26 de Julho

                                                                       
                                                          Olá amigas(os)
hoje trago uma outra data que considero
importante de ser trabalhada com nossos alunos.
A relação entre avós e netos ...uma força que une os
tempos e traz significado e dimensão para todas as
gerações.Os avós são as raízes das árvores, que floresceram
e deram frutos.E nesse encontro entre as raízes e seus frutos que
a vida se faz mais bela e próxima e intensa. 
 Querendo ver outra postagem sobre o tema acessem:
http://ler-com-prazer.blogspot.com.br/2013/07/avos-forca-do-afeto.html
  A luz das estrelas.O nascer do Sol.A Lua e suas fases.O Sol poente.Algumas belezas nem sempre são percebidas em nossa vida de tão corrida.Falta tempo para nos aproximar mais da natureza.Falta tempo no mundo para perceber a importância de algumas presenças fundamentais para nós.

   Somos todas filhas e filhos de uma civilização que vem desaprendendo a valorizar a vida.Não apenas toda vida que há no mundo, mas também a vida que nos habita, que recebemos como herança, em um longo encadeamento de gerações.

  Há relações essenciais em nossas existências que devem ser reverenciadas.Porque assim nos fortalecemos, nos tornamos mais belos e interessantes e nos percebemos continuidade de uma história que começou muito antes de nós.

   Assim como o aprofundar do vínculo entre a mãe e o bebê prepara uma nova vida para ser mais feliz, o vínculo entre avos e netos tem o dom de enriquecer a dinâmica familiar e preencher com alegria e sentido a existência de todos.Avós, avôs,pais, mães, netas e netos.

  Na relação entre avós e netos vive uma alegria que envolve, acolhe e inspira.Uma força que une os tempos e traz significado e dimensão para todas as gerações.Avós e netos se celebram.E nessa celebração flui a bela ciranda da vida.

Origem da comemoração

  Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de Julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

 Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança.




  Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria.

  O Dia dos Avós gera polêmica por conta das críticas dos que só vêem o lado comercial da comemoração.

  Mas o papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos.
  Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.

  As avós são também chamadas de "segunda mãe", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.

  Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.









Avôs e Avós em outras culturas

 Nas culturas africanas, as avós e os avôs são as pessoas mais importantes da família.Na tradição Bantu, quando precisam tomar alguma decisão importante ,as avós e avôs se reúnem ao redor de uma árvore especial para se aconselhar com seus antepassados.Chamada de " Árvore dos Antepassados",geralmente é plantada pelo homem mais velho da família.

  Os povos Larubás, que vieram para o Brasil do Benin, Nigéria e Togo, tinham em sua cultura a" Akpalôs", palavra que siginifica "fazedora de alô". As Akpalôs eram senhoras de idosas que andavam no engenho contando histórias para as outras negras e para os meninos brancos - eram as "Vovós negras" que ajudaram a transmitir sua cultura e a transformar a língua portuguesa. Muitas palavras usadas pela linguagem infantil nasceram dessa troca entre as Akpalôs e os meninos brancos:dodói, miau, au-au,dindinha,pipi, bumbum.

  As crianças indígenas têm uma relação muito próxima com suas avós e seus avôs.Com eles aprendem muitas coisas como, por exemplo, a cuidar bem da natureza, dos animais, dos rios e das plantas.Desde cedo, as meninas cozinham com suas avós e meninos e meninas aprendem muitas brincadeiras com os avôs.

  Para os povos orientais, as avós e os avôs são considerados os guardiões do saber familiar e ,por isso, têm um papel fundamental na educação de seus netos.Quando os filhos se casam procuram morar próximo aos pais,para que os netos convivam com os avós cotidianamente.No Japão, diz-se que a morada dos filhos deve ficar a uma distância dos pais que permita levar o" missashiro" - sopa feita com pasta de soja - sem esfriar.
 Vamos ver algumas atividades :
Se quiserem ver mais atividades de textos e poemas
clique aqui nesse link:











Uma beijoca.
Muita Luz para todos!

8 comentários:

Cristiane Santana disse...

Parabéns por mais esta iniciativa enriquecedora.
Valorizar aos avós é estimular o respeito e o bom convívio em família. Beijos :-)

Imaginário disse...

Del,
gostaria de dizer que é muito bom vir aqui. Vê-la tão empenhada em fazer o que gosta. "Volto pra casa" cheio de uma força especial.
Receba um grande abraço.
Gilson.

Unknown disse...

Del querida achei lindo lembrar desta data tão importante. Belas palavras e como resido no Japão acompanho o cuidado e importância que a cultura japonesa aplica aos mais velhos. Há muito respeito e cuidado !! Super bjs

rosa-branca disse...

Olá amiga, também já é o meu dia, pois fui avó pela primeira vez no dia 15 de Junho deste ano. Adorei a leitura e a homenagem. Bela iniciativa é preciso é que se dê continuidade para que não se perca. Beijos com carinho

Isabel Ramalho disse...

Oi Del! Excelente sugestão para trabalharmos com os alunos. Precisamos fazer com que eles valorizem os antepassados , respeitando e amando-os. Tem dois livros que acho muito interessantes para trabalhar esse tema com as crianças: "A Colcha de Retalhos" e " Tecelã de Sonhos". São dois livros de Literura Infanto-juvenil que trazem mensagens lindas e emocionantes sobre nossos avós.

Beijos e feliz sexta-feira.

Isabel Ramalho

http://baudaarteira.blogspot.com/

Salles disse...

Oi amiga, mais tranquila de trabalho agora? Vim te convidar a participar do sorteio no blog Espaço do Saber! Bj grande

Claudiane Bela disse...

ACHEI NO SEU BLOG AS ATIVIDADES PARA O DIA DOS AVÓS.
OBRIGADA AMOR.
DEUS TE ABENÇOE

Unknown disse...

Gostei demais dos trabalhos do dia dos avós!
saudades!bjs

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! Deixe o seu recadinho...
(não se esqueça de deixar seu endereço de e-mail, para que eu possa responder).

A todos que me visitarem...

Se desejar copiar as sugestões aqui postadas,
fique à vontade, mas por favor mantenha
os créditos das mesmas para que esse
blog continue com seu propósito: o de ajudar.
Caso você coloque as informações em seu
blog, não esqueça de mencionar de onde
copiou, ok? As imagens que, porventura
não estiverem assinadas, foram coletadas
na internet e possuem apenas caráter
ilustrativo, não há intenção de violar
os direitos autorais. Sendo assim, peço
aos autores que se pronunciem para
que sejam dados os devidos créditos.