O Sapo (Rubem Alves - do livro "A Alegria de ensinar", Ed.Papirus)




montagem de fotos



Era uma vez um lindo príncipe por quem todas as moças se apaixonavam. Por ele também se apaixonou uma bruxa horrenda que o pediu em casamento. O príncipe nem ligou e a bruxa ficou muito brava. "Se não vais casar comigo não vai se casar com ninguém mais!" Olhou fundo nos olhos dele e disse: "- Você vai virar um sapo!"Ao ouvir essa palavra o príncipe sentiu uma estremeção. Teve medo. Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra de feitiço tinha dito. Sapo!!Virou um sapo!
Bastou que virasse sapo para que se esquecesse de que era príncipe. Viu-se refletido no espelho real e se espantou: " Sou um sapo. Que é que estou fazendo no palácio do príncipe? Casa de sapo é charco." E com essas palavras pôs-se a pular na direção do charco. Sentiu-se feliz ao ver a lama. Pulou e mergulhou. Finalmente de novo em casa.
Como era sapo, entrou na escola de sapos para aprender as coisas próprias de sapo. Aprendeu a coaxar com voz grossa. Aprendeu a gostar do lodo. Aprendeu que as sapas eram as mais lindas criaturas do universo. Foi aluno bom e aplicado. Memória excelente. Não se esquecia de nada. Daí suas notas boas. Até foi o primeiro colocado nos exames finais, o que provocou a admiração de todos os outros sapos, seus colegas ,aparecendo até nos jornais.Quanto mais aprendia as coisas de sapo, mais sapo ficava. E quanto mais aprendia a ser sapo, mas se esquecia
de que um
dia fora príncipe.

A aprendizagem é assim: para se aprender de um lado há de esquecer do outro. Toda aprendizagem produz o esquecimento. (...)


Aqui no blog ler-com-prazer, que este texto seja em homenagem a todos os sapos da Natureza e a todos os sapos que foram transformados por feitiços de crença, ilusão e medo, mas que podem SE transformar no que quiserem,quando descobrirem QUEM realmente são (príncipes, aventureiros, atletas, escritores, artistas...).

Aprender é desaprender. Há coisas que precisamos desaprender e outras que precisamos tomar cuidado pra não perder. Como educadores, teremos a delicadeza de não permitir que nossas crianças desaprendam coisas essenciais à vida e à felicidade.

Na experiência que fiz com este texto, numa turma de 5º ano contei a história e depois eles foram convidados a pegar uma folha de papel, dividir ao meio e escrever no alto, de um lado "sapo", de outro, "príncipe" ou "princesa". Depois, num diálogo consigo mesmos, escreveram sobre seus momentos-sapos e seus momentos-princesas e conversaram entre si.
Em quantos feitiços bobos temos acreditado?

Pense nisso: "Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar. A coragem contém em si mesma a força e a magia." Göethe


montagem de fotos

4 comentários:

ATELIER CORES E FORMAS disse...

OI AMIGA,TUDO BEM???GOSTEI DO TEXTO,REALMENTE NÃO DEVEMOS DEIXAR QUE AS COISAS NEGATIVAS TOMEM CONTA DA NOSSA MENTE,SOMOS AQUILO QUE ACREDITAMOS SER.O SUCESSO DE TUDO ESTÁ EM ACREDITAR-MOS QUE JA VENCEMOS.AMEI.BJUS E BOA SEMANA.FÁTIMA

celma disse...

Oi.... estava aqui elaborando uma avaliação de língua portuguesa e fui procurar um texto de Rubem Alves, então me deparei com seu blog. Li o seu perfil e me identifiquei. Também sou professora , formada em Letras e Direito e Especialista em Lingua Portuguesa.Gosto muito de conversar sobre coisas boas com meus amigos e alunos. Meu e-mail é cemarico@gmail.com . Se você quiser, me add. Precisamos de pessoas assim na educação. Um abraço.

Zizisantos disse...

Oi Del, não conhecia esse livro de Rubem Alves. Na verdade só li um, mas foi o suficiente para sentir o quanto ele é bom!
Estou no meu momento sapo, e como o sapo da história me vi surpreendida. E como sapo, vou aproveitar as horas, os dias, os meses, pra tentar ser feliz!
Obrigada pela leitura desse autor tão competente e pela sua iniciativa de envolver os alunos numa reflexão tão interior!
bjos

Frank Lucas disse...

Conheça o significado dos Sonhos:

Significado dos sonhos

Sonhar com cobra

Sonhar com aranha

Sonhar com sapo

Sonhar com cachorro



Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! Deixe o seu recadinho...
(não se esqueça de deixar seu endereço de e-mail, para que eu possa responder).

A todos que me visitarem...

Se desejar copiar as sugestões aqui postadas,
fique à vontade, mas por favor mantenha
os créditos das mesmas para que esse
blog continue com seu propósito: o de ajudar.
Caso você coloque as informações em seu
blog, não esqueça de mencionar de onde
copiou, ok? As imagens que, porventura
não estiverem assinadas, foram coletadas
na internet e possuem apenas caráter
ilustrativo, não há intenção de violar
os direitos autorais. Sendo assim, peço
aos autores que se pronunciem para
que sejam dados os devidos créditos.