Oi
aqui estou de novo
para postar algumas
atividades para o
Dia da Abolição dos Escravos.
Espero que sejam úteis...
Até breve!
A escravidão pode ser definida como o sistema de trabalho no qual o indivíduo (o escravo) é propriedade de outro, podendo ser vendido, doado, emprestado, alugado, hipotecado, confiscado. Legalmente, o escravo não tem direitos: não pode possuir ou doar bens e nem iniciar processos judiciais, mas pode ser castigado e punido.
No Brasil, o regime de escravidão vigorou desde os primeiros anos logo após o descobrimento até o dia 13 de maio de 1888, quando a princesa regente Isabel assinou a Lei 3.353, mais conhecida como Lei Áurea, libertando os escravos.
A escravidão é um capítulo da História do Brasil. Embora ela tenha sido abolida há 115 anos, não pode ser apagada e suas conseqüências não podem ser ignoradas. A História nos permite conhecer o passado, compreender o presente e pode ajudar a planejar o futuro.
Durante mais de três séculos a escravidão foi a forma de trabalho predominante na sociedade brasileira. Além disso, o Brasil foi a última nação da América a abolir a escravidão. Num país de 500 anos, um fato que perdurou por 300 anos assume grande importância na formação da sociedade brasileira.
A escravidão no Brasil teve início logo nos primeiros anos de colonização, quando alguns grupos indígenas foram escravizados pelos colonizadores que implantavam os primeiros núcleos de povoamento. Devido a fatores como a crescente resistência dos índios à escravidão, os protestos da Igreja Católica, as doenças que dizimavam a população indígena e o crescimento do tráfico negreiro, pouco a pouco a mão-de-obra escrava indígena foi substituída pela negra.
Os escravos negros eram capturados nas terras onde viviam na África e trazidos à força para a América, em grandes navios, em condições miseráveis e desumanas. Muitos morriam durante a viagem através do oceano Atlântico, vítimas de doenças, de maus tratos e da fome.
O escravo tornou-se a mão-de-obra fundamental nas plantações de cana-de-açúcar, de tabaco e de algodão, nos engenhos, e mais tarde, nas vilas e cidades, nas minas e nas fazendas de gado.
Além de mão-de-obra, o escravo representava riqueza: era uma mercadoria, que, em caso de necessidade, podia ser vendida, alugada, doada e leiloada. O escravo era visto na sociedade colonial também como símbolo do poder e do prestígio dos senhores, cuja importância social era avalizada pelo número de escravos que possuíam.
O Dia da Abolição da Escravatura, hoje também Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, oficializou o fim da escravidão negra.
Achei na biblioteca aqui da escola este livrinho
e resolvi postá-lo...
MENINAS NEGRAS
(MADU COSTA)
Deixe um recadinho, adorarei ler...
Beijocas e até breve...
5 comentários:
OI DEL DESCULPE A AUSÊNCIA E A FALTA DE GENTILEZA EM TE RESPONDER. PENSA NUMA PESSOA ENROLADA....ACHOU? SOU EU....É TANTA COISA QUE EU ARRUMO PRÁ MIM, QUE EU ACABO NÃO DANDO CONTA ...ONTEM LÁ NA ESCOLA ESTÁVAMOS AQUI COMPIANDO TAREFINHAS DO SEU BLOG. GRANDE BEIJO E OBRIGADA POR SUA ATENÇAÕ. VOCE É MUITO GENTIL...ACHO ISSO SUPER ELEGANTE. PARABÉNS!
Parabéns pelo excelente trabalho. É sempre um prazer passar por aqui.
Muito bom!
Parabéns! Muito bom!
Parabéns por tudo! Gostaria de sugerir que nós, como professoras, começássemos a mostrar todas as faces da questão, como p. ex. falar que os próprios africanos capturavam indivíduos da tribo rival e vendiam, que Zumbi dos Palmares tb tinha escravos, além de ressaltar a importância da princesa Isabel. Não podemos fazer com nossos alunos o que fizeram conosco, mas mostrar todos os pontos para que eles entendam o todo, e não só uma parte.
E novamente: parabéns por seu trabalho!
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