06 novembro 2016

Letramento- É Muito Mais do Que Saber Ler.



 Olá amigos e amigas,
passando para deixar para vocês
este texto sobre Letramento e Alfabetização.
E a dica de um trabalho bem legal 
para a Educação Infantil,
Espero que gostem...

O papel da escola, a responsabilidade dos pais e professores no processo de transformar as crianças em indivíduos alfabetizados e letrados.
 
O Letramento é uma etapa extremamente importante na vida das crianças. Afinal, letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e a escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno. Uma criança alfabetizada é uma pessoa que sabe ler e escrever. Uma criança letrada é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer da leitura e da escrita de diferentes gêneros de textos.
O Projeto abaixo,foi desenvolvido pela Creche Municipal Iara Amaral, cujo objetivo é desenvolver a identidade através do letramento. E possibilitar a construção da identidade e autonomia através da interação e das trocas simbólicas que permeiam o universo infantil, utilizando o lúdico e o imaginário a serviço da formação da criança em suas dimensões socioafetiva, psicomotora e cognitiva.
 
Primeira Etapa:
 


Segunda Etapa:


Terceira Etapa:



 
 Esse trabalho possibilitou observar a participação e o interesse das crianças. A descoberta de si e do outro através das interações envolvendo a turma e as educadoras.
É preciso que os pais compreendam que a criança,antes mesmo de aprender a ler, possui uma antecipação de seu letramento e alfabetização, isso se ela estiver dentro de um contexto social onde a leitura e a escrita façam parte desse convívio.
Um exemplo disso, é quando uma criança não está na escola, mas seu pai e mãe lê para ela. Com isso, os pequenos já conseguem distinguir que há códigos ali e que eles guardam algum significado na forma escrita, representam objetos, etc.
Então, podemos dizer que essa criança possui fundamentos de compreensão, já que pode relacionar a escrita ao objeto por ela denominado. É nesse sentido que podemos dizer que, apesar de não alfabetizada, ela já é letrada, pois já está inserida em práticas sociais de leitura, mesmo não sendo capaz ainda de dominar o alfabeto.

Texto de Jessica Almeida
Trabalho da Creche M. Yara Amaral (RJ)
Revista Educar

Espero que tenham gostado.
 Deixem um recadinho por aqui e siga o blog.

Em breve postarei as outras atividades.

  Se tiverem Facebook

passem por lá e curtam a PÁGINA do Ler no Face:


  E temos um GRUPO FECHADO
também do Ler no Face para professores.


Passem por lá e se adicione ao nosso grupo. 

Estou te aguardando.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! Deixe o seu recadinho...
(não se esqueça de deixar seu endereço de e-mail, para que eu possa responder).