08 março 2015

João e Maria, um Conto de Fadas.


 Olá amigos(as) 
que acompanham o blog,
passando para compartilhar com vocês
o trabalho que desenvolvi em cima
do Livro :"João e Maria".
Um conto dos Irmãos Grimm.


Comecei contando aos alunos a História do Livro: "João e Maria" para os alunos.
Aliás, sempre procuro utilizar desse recurso para conversarmos sobre algum tema que queira trabalhar.


Logo depois de ouvirmos a história, assistimos ao vídeo:

Conversamos sobre o livro e o vídeo, verificamos as diferenças entre um e outro.Falamos sobre o abandono de crianças, animais... se era certo ou errado. A conversa foi bem produtiva. 

Montei na Sala de Leitura um cartaz com a casa da Bruxa,para recepcionar as crianças, coberto com balas e pirulitos que ao final da atividade, cada aluno pode retirar um doce para levar. Eles amaram!!



 Aproveitei três bonecos que tinha guardados:
 um da Bruxa, um menino
e uma menina e coloquei na casinha, 
para representar os personagens.


 Os alunos ficaram super empolgados!!
 Estou deixando algumas atividades sobre a história:












Trabalho da Contação de Historias da Profª Bel Meireles(Sala de Leitura) 
da Escola Municipal Coronel Assunção - RJ/4ªCre).
"Conta, Reconta e se Encanta" 
 
A Professora Rosana Viana da E.E.B José Antunes Mattos, desenvolveu essas lindas atividades com seus alunos, a partir da postagem aqui no Ler sobre a história.
 "A partir da história de João e Maria, foi realizado o projeto casa de doce, onde foi trabalhado o tema alimentação e corpo humano. Foram confeccionados os personagens João e Maria para trabalhar o corpo humano e realizados várias atividades envolvendo a alimentação, a leitura e a escrita. Ao final, montamos a casa de doce e saboreamos as delícias que enfeitavam a casinha. Foi um projeto delicioso e a ideia partiu de uma postagem que encontrei aqui. Estou muito feliz!"
Vejamos como ficou as atividades:














" Eu pedi para os alunos figuras de alimentos. Desenhei os dois bonecos coloquei no quadro e em um dos bonecos colamos figuras de alimentos saudáveis e no outro os que não deveríamos comer sempre. Os alunos um por um, pegavam as figuras íamos conversando sobre elas e depois eram coladas nos bonecos."


 Colagem com o nome das frutas e dobradura da casa de doce 
de João e Maria.

 Bonecos de João e Maria
(Descrição das partes do corpo)

 Provando as frutas (alimentação saudável).



Espero que tenham gostado das sugestões. 
 Deixem um recadinho e compartilhem com as colegas...

Se tiverem Facebook

passem por lá e curtam a  PÁGINA do Ler no Face:  


E temos um GRUPO FECHADO

também do Ler no Face para professores.




Muita Paz e Luz







14 comentários:

  1. Muito bom. Parabéns pela criatividade. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o trabalho, parabéns

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Vou trabalhar com as crianças essa história e gostei muito das ideias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom amei,vou trabalhar essa experiência obrigada.

      Excluir
  4. Adorei as atividades. Parabéns por nos apresentar trabalhos tão lindos.

    ResponderExcluir
  5. Meus parabéns pela criatividade das atividades. Achei uma graça a ideia da casa de doces e os fantoches. Vou trabalhar com meus alunos de 2º ano e espero despertar neles a vontade de ler cada vez mais. Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito das atividades! Parabéns, ideias muito criativa!!!

    ResponderExcluir
  7. Amei!
    Estou encantada com tanta criatividade!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, são trabalhos criativos e inspiradores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, obrigada pelas dicas. Encantada pela criatividade

      Excluir
  9. EU FIQUEI SURPRESA EM VER TAMANHA CRIATIVIDADE! GOSTO DE TRABALHAR ASSIM,INTERDISCIPLINARIEDADE!ESTAVA PESQUISANDO UMA SEQUENCIA SOBRE O CONTO MAS QUE ENVOLVESSE UMA ATIVIDADE SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL. PARABENS PELO TRABALHO!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Deixe o seu recadinho...
(não se esqueça de deixar seu endereço de e-mail, para que eu possa responder).