20 junho 2012

Alfabetizando e Letrando com a obra de Ana Maria Machado

 Olá amigos(as),
que por aqui passam
para ver as novidades...
Hoje vou postar um trabalho de alfabetização
que venho desenvolvendo 
na minha turminha 1201.
Que dei o nome de:
"Alfabetizando e Letrando
com a Obra de Ana Maria Machado".


Este ano peguei a Turma 1201 que se encontrava no início do processo de Alfabetização, não sabendo ainda ler e escrever. Resolvi a partir da sugestão da Coordenadora Ellen Lira , trabalhar com a coleção de livros infantis da Ana Maria Machado, intitulada "Mico Maneco".Esta coleção é composta de 20 livrinhos divididos em cinco partes:
 Os livros desta coleção tematizam o ato de ler, de maneira poética e cativante, dá a literatura um caráter lúdico (a idéia que a leitura é capaz de transportar as pessoas, ler é viajar...ler é prazer) iniciando a criança no mundo da literatura.
São escritos com frases curtas e dão ênfase nas famílias silábicas, e  na concepção de ensino/aprendizagem da aquisição da língua de forma gradativa. O alfabetizando terá interesse e prazer de aprender a ler, com textos bem humorados, com crianças e bichos, com jogo de palavras trazendo a ele o mundo da criança e alfabetizando com textos significativos.

 A partir dessa coleção, desenvolvi o projeto "Alfabetizando e Letrando com a  obra de Ana Maria Machado".Com o apoio da Coordenadora,que me ajudou na elaboração de algumas atividades, comecei o primeiro livro:"Cabe na Mala".
Contei a história para os alunos encenando e a partir dela retirei as palavras chaves, montando um cartaz (com meus próprios desenhos, de modo a não inibir as crianças quando precisassem desenhar) e deixei exposto na frente da sala, como apoio.

Todos os dias lemos a historinha e as palavras, seguindo uma sequência de exercícios como auto-ditado, desenho das palavras, recorte e colagem das palavras ao desenho,etc. Esses exercícios são trabalhados em sala e enviados também para casa.Brincávamos com joginhos  formando a princípio, as palavrinhas do vocabulário e depois novas palavras.Passamos a ler e formar frases com as palavrinhas.



  
Esse é o vocabulário do "Cabe na Mala "
e embaixo de cada sílaba da palavra tem 
uma boca desenhada, de modo que o
aluno venha a perceber quantas vezes 
abri a boca para falar aquela palavra.


 



  
 Aqui estão as malas, gravuras,
 as palavras e os pedacinhos (sílabas) das palavras cortadas,
além do livrinho (que foi xerocado, reduzido e grampeado),
de modo a que cada aluno tenha o seu.

As malas... que foram confeccionadas colando
um EVA por cima de um envelope de papel pardo.
Este joguinho da memória com as palavrinhas 
do "Cabe na Mala" foi feito pela estagiária
 Ludmila para ajudar as crianças.
 Minhas alunas realizando as atividades....
 Todos empolgados com o trabalho...
 Aqui estão competindo para ver o grupo que consegue
formar mais palavrinhas sem errar....

 Todos os grupos conseguiram realizar a atividade.
Aproveitei que na sala disponho dos equipamentos instalados para Educopédia (projetor e laptop) e escaneie  os exercícios,realizando  competições como os alunos  de leitura (utilizando os microfones e caixas acústicas) e escrita das palavras e frases.

 Vamos ver algumas passagens deste trabalho abaixo:

 Fizemos exercícios sobre o livro Tatu Bobo no quadro..
Fizemos exercícos sobre o livrinho Mico Maneco no quadro...
 Exercícios do livro Mico Maneco 
em forma de jogos feitos no quadro...






 No final, tudo feito e certo...
Eles adoraram essa competição!
E assim, o projeto foi se desenvolvendo e outros livrinhos  da coleção foram sendo trabalhados:Tatu Bobo, Mico Maneco e o Menino Poti. Seguindo o mesmo contexto do primeiro.


 Cartaz do Vocabulário do Mico Maneco
 Cartaz do Vocabulário do Tatu Bobo
Cartaz do Vocabulário do Menino Poti
Livrinhos que cada aluno recebeu...
Livro :Tatu Bobo

Vocabulário do livro :Tatu Bobo...

 Livro: Mico Maneco


Vocabulário do livro: Mico Maneco
 Aqui já começando a introduzir
 o uso da letra cursiva.

E para minha alegria, a turminha já se encontra lendo as palavras e frases dos livrinhos.
No momento completei a primeira parte da coleção, trabalhandos os 4 livros. E estou caminhando para a segunda coleção .
Os livrinhos estão conquistando as crianças. E até a nossa apresentação do Dia das Mães, que foi desenvolvida pela Coordenadora Ellen, foi baseada no livro (Cabe na Mala):"O que cabe no coração da Mamãe?"
Cada aluno disse o que cabia no coração da mamãe e eu escrevi  cada palavrinha numa plaquinha que foi lida por cada aluno e depositada no dia da apresentação dentro da mala .
A mala enfeitada pela coordenadora Ellen...
 As palavras que cabem no coração da mãe...
 Os alunos na apresentação...
  O que me deixou mais feliz, foi que este projeto acabou conquistando também uma outra turma, em uma escola da 3ªCRE.
A partir da criação do Portal do Rioeduca (www.rioeduca.net) e  o incentivo por parte do mesmo, para a criação dos Blogs nas Escolas Municipais do Rio de Janeiro, as fronteiras se abriram e nossas escolas, puderam trocar informações e trabalhos umas com as outras...Independente da CRE, ou bairro onde se encontravam.
   Através do blog, mantenho contato e troca com algumas professoras de outras escolas, da minha CRE(4ª) e de outras CRES.Entre elas, a Escola Municipal Bricio Filho (3ª CRE), cuja professora Monica Fonseca (sala de Leitura) é a moderadora do blog.Comentei sobre o projeto que eu estava desenvolvendo, e a professora Mônica, se mostrou muito interessada,pois em sua escola havia turmas com dificuldades na Alfabetização.
Combinamos o encontro no dia do Curso de Blogs oferecido pelo Rioeduca na 4ª CRE, onde conheci a profª Monica pessoalmente e entreguei  uma cópia do material que havia confeccionado .
Emprestamos os livros da coleção que estavam faltando em nossas escolas e idéias sobre o projeto.

Essas fotos abaixo são do material confeccionado
pela profª Monica, para os alunos da turminha
do Projeto , que na sua escola levou o nome
 de :" Ensinando e Brincando com a obra 
 de Ana Maria Machado"
 As figuras, palavras chaves, sílabas e o livrinho
que enviei.
 As malas confeccionadas com caixas de leite
criadas pela Mônica...

 Ficaram muito fofas....

E assim, duas escolas de bairros e Cres diferentes se uniram, para desenvolver um trabalho visando uma educação de qualidade.


Um beijão. 
Em breve, postarei mais atividades do projeto.
Deixem um comentário, adorarei ler e responder!
E Se tiverem Facebook
passem por lá e curtam a  PÁGINA do Ler no Face :




E temos um GRUPO FECHADO


também do Ler no Face para professores.




Muita Luz!