26 setembro 2010

A Primavera chegou... (23 de setembro)

"O Rio amanheceu cantando/toda a cidade amanheceu em flor / os namorados vão pras ruas em bandos porque a primavera é a estação do amor." (Braguinha)

Os meus cactos(que adoro!), de vez em quando me presenteiam com essa maravilhosa imagem, que aproveito para ilustrar esse poema sobre a mais linda de todas as estações do ano....


Eles não são lindos?!

A Primavera...
O colorido das flores chegou, é primavera!!
Estação do suave perfume das flores!
Afinal, veio acompanhado do brilho do sol,
Dando vida para uma imensa alegria!
A primavera desabrocha, germinando a sua beleza,
Seu perfume me alucina, os pássaros cantam.
As flores se abrem, dando uma tonalidade especial,
Deixando uma fragrância suave.
O canto dos pássaros alegra cada alvorada,
fazendo o amor florescer cada novo dia.
Contagiando apaixonados com a canção,
Florescendo o verdadeiro sentimento do amor e paixão.
A primavera é a renovação do amor, da beleza e do encanto.
A natureza nos embeleza com as flores,
Cativando e iludindo os nossos desejos,
Alimentando então, este coração que se encanta.
Graciele Gessner

Tirei esta foto aqui da jardineira do meu quintal ...não é linda ?! A natureza é perfeita!!!

06 setembro 2010

VALORIZE...


Certa vez, o dono de um pequeno sítio , amigo do poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua:
- Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que o senhor poderia redigir o anúncio para o jornal?
Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu:
"Vende-se encantadora propriedade , onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda"
Meses depois, o poeta encontra o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio.
Nem pense nisso, disse o homem. Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!



Ás vezes, não descobrimos as coisas boas que temos conosco e vamos longe atrás da miragem de falsos tesouros. Valorize o que você tem,os amigos que estão perto de você, o emprego que Deus lhe deu, o conhecimento que você adquiriu, a sua saúde, o sorriso do seu filho, ou do seu aluno. Esses são os verdadeiros tesouros.

Uma boa semana!
Muita Paz e Luz! 

05 setembro 2010

O Sapo (Rubem Alves - do livro "A Alegria de ensinar", Ed.Papirus)




montagem de fotos



Era uma vez um lindo príncipe por quem todas as moças se apaixonavam. Por ele também se apaixonou uma bruxa horrenda que o pediu em casamento. O príncipe nem ligou e a bruxa ficou muito brava. "Se não vais casar comigo não vai se casar com ninguém mais!" Olhou fundo nos olhos dele e disse: "- Você vai virar um sapo!"Ao ouvir essa palavra o príncipe sentiu uma estremeção. Teve medo. Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra de feitiço tinha dito. Sapo!!Virou um sapo!
Bastou que virasse sapo para que se esquecesse de que era príncipe. Viu-se refletido no espelho real e se espantou: " Sou um sapo. Que é que estou fazendo no palácio do príncipe? Casa de sapo é charco." E com essas palavras pôs-se a pular na direção do charco. Sentiu-se feliz ao ver a lama. Pulou e mergulhou. Finalmente de novo em casa.
Como era sapo, entrou na escola de sapos para aprender as coisas próprias de sapo. Aprendeu a coaxar com voz grossa. Aprendeu a gostar do lodo. Aprendeu que as sapas eram as mais lindas criaturas do universo. Foi aluno bom e aplicado. Memória excelente. Não se esquecia de nada. Daí suas notas boas. Até foi o primeiro colocado nos exames finais, o que provocou a admiração de todos os outros sapos, seus colegas ,aparecendo até nos jornais.Quanto mais aprendia as coisas de sapo, mais sapo ficava. E quanto mais aprendia a ser sapo, mas se esquecia
de que um
dia fora príncipe.

A aprendizagem é assim: para se aprender de um lado há de esquecer do outro. Toda aprendizagem produz o esquecimento. (...)


Aqui no blog ler-com-prazer, que este texto seja em homenagem a todos os sapos da Natureza e a todos os sapos que foram transformados por feitiços de crença, ilusão e medo, mas que podem SE transformar no que quiserem,quando descobrirem QUEM realmente são (príncipes, aventureiros, atletas, escritores, artistas...).

Aprender é desaprender. Há coisas que precisamos desaprender e outras que precisamos tomar cuidado pra não perder. Como educadores, teremos a delicadeza de não permitir que nossas crianças desaprendam coisas essenciais à vida e à felicidade.

Na experiência que fiz com este texto, numa turma de 5º ano contei a história e depois eles foram convidados a pegar uma folha de papel, dividir ao meio e escrever no alto, de um lado "sapo", de outro, "príncipe" ou "princesa". Depois, num diálogo consigo mesmos, escreveram sobre seus momentos-sapos e seus momentos-princesas e conversaram entre si.
Em quantos feitiços bobos temos acreditado?

Pense nisso: "Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar. A coragem contém em si mesma a força e a magia." Göethe


montagem de fotos

03 setembro 2010

Minha amiga Fátima do Blog Atelier Cores e Formas está comemorando o seu primeiro ano !!! E está promovendo um sorteio...

Parabéns Fátima !!! Você merece!!!!

Quem quiser participar e conhecer este maravilhoso

blog basta dar um pulinho no endereço abaixo:




Parabéns pelo 1º aniversário do blog Atelier Cores e Formas!!
Beijocas ....